- Introdução do problema,
- Análise da situação,
- A inadimplência,
- A evasão,
- As preocupações com a aprendizagem,
- A preparação para o retorno.
Primeiro - proporcionar aos professores oportunidades de apoio psicoemocional prévio, fortalecendo-os para a retomada dos trabalhos presenciais. Segundo - garantir que os estudantes possam assimilar os conceitos básicos e essenciais de cada disciplina. Terceiro - preparar os professores para o trabalho com turmas heterogêneas e discutir alternativas de aprendizagem individualizada. Quarto - incluir alternativas de apoio à aprendizagem para os alunos mais afetados pelo fechamento temporário da Instituição, com a utilização de tutores e utilização de plataformas digitais. Quinto - Há uma variável também determinante no processo de aprendizagem que é o bem-estar emocional.A compreensão desses impactos e a melhor forma de apoiar as necessidades sociais e emocionais do corpo discente no pós-crise será essencial. Neste sentido, será estruturado um programa de capacitação ao corpo docente para dar suporte psicoemocional a estes estudantes. O trabalho realizado teve como objetivo específico relatar como uma instituição de ensino, atuante no ensino privado interpretou um cenário crítico, mobilizou suas principais lideranças e conseguiu, de certa forma, otimizar seus recursos durante o enfrentamento dessa crise. Pretendem com esse relato contribuir para estudos de casos que envolvam enfrentamento de crises. Confiram também o podcast "e por falar em educação - episódio 4", no qual tratamos um pouco mais sobre o tema.