• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Epílogo

Edson Franco

Advogado, jornalista e professor universitário
Membro do Conselho de Administração e ex-presidente da ABMES

14/01/2021 07:11:22

“Os e-mails que me forem enviados serão respondidos a partir de 10 de janeiro”.  Gabriel Mario Rodrigues

Realmente o bom Deus faz segredos sobre o dia que nos chamará para o seu reino. Gabriel nos deixou no dia 9, contraditoriamente, o Dia do Fico e um dia antes que usaria para nos responder aos e-mails enviados.

Tenho em meu poder algumas pastas com recortes da maioria dos textos que me chegavam pela ABMES às terças-feiras, escritos por Gabriel. Minha vontade era a de mandar estas linhas na última terça, mas entendi que deveria respeitar o passamento de meu irmão Gabriel. O silencio do blog com o qual ele nos brindava todas as semanas, melhor seria que registrasse a ausência dele e, portanto, o silêncio de qualquer escrito.

Gabriel Rodrigues, confirmado ao depois pelo nosso estimado José Roberto Covac, tinha a mania de me chamar de “Edsan”. Ele não me chamava de Édson e não sei por quê.

Gabriel era um educador inquieto, criativo e inovador. Disto todos temos certeza. O que o levava a enunciar a expressão “Epílogo” – que tomo como título destas linhas – e que ele dizia para pedir aos interlocutores os resumos das propostas a serem apresentadas em reunião, quando demoravam nas suas explicações. Ele não foi apenas o criador do Curso de Turismo no Brasil. Ele criou a Gastronomia, a Quiropraxia e tantas outras genialidades próprias de um espírito fantástico. Como criativo e inovador, ele deixou órfã de inovação, por algum tempo, a sua querida Anhembi Morumbi, que teve algumas dificuldades para se manter no patamar que Gabriel a deixou e na expressão da criatividade com que ele a marcou.

A generosidade sempre foi a marca dele. Quando eu era iniciante como mantenedor e tinha de ir algumas vezes a São Paulo, Gabriel sempre me fez usar um apartamento vago que ele possuía na Capital, nunca cobrou nenhum tostão. Ele me dava a chave logo no aeroporto, mandada pelo Sapo, o apelido do motorista.

Jamais esqueceremos as “estórias” com as quais ele nos brindava em seus pronunciamentos, algumas que ele começava empolgado e depois tinha dificuldades para reafirmar ou chegar à conclusão.

Gabriel, nos artigos publicados no blog da ABMES, às terças-feiras, foi veemente no desejo de uma nova escola que deverá surgir depois desta interminável pandemia, que junta ondas sobre ondas, fechamentos sobre fechamentos, lockdown sobre lockdown no mundo todo.

Na minha memória não me sai do pensamento a Vila Olímpia, até a passagem da Anhembi para a Laureate, já em novo endereço, e nem vou esquecer o tanto que generosidade também era sua marca. Ele tinha certeza de que um dos problemas das nossas escolas é, também, problema de gestão. Ele era adepto da escola que nos faz aprender, que nos ensina a desaprender e, em seguida, a reaprender, para novos voos.

Não me sai da memória, também, o encantamento que Gabriel nutria pelos avanços tecnológicos para as escolas, pois, ele estava convicto de que a mudança do mundo somente acontecerá pela via da educação, daí a ênfase com que ele defendia a real implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais.

Ele deixou, para a posteridade, rico material de grande aprendizado para todos nós.

3 

15/01/2021

PAUL IVAN VADAS

Meu querido Professor Edson, o senhor era presidente da ABMES e o Professor Gabriel era presidente do SEMESP quando criamos, no início da décade de noventa, os seminários anuais de marketing educacional. Na época, o que mais me empolgava era o espírito de equipe, a humildade, a visão, o empreendedorismo e a determinação em inovar que estavam sempre presentes em qualquer atividade que, de uma forma ou outra, tinha como objetivo fortalecer as institutições particulares de educação superior que, ainda estavam engatinhando. De lá para cá se foram pouco mais de três decadas durante os quais centenas de seminários, foruns, palestras e outros eventos educacionais locais, nacionais e internacionais,foram promovidos. As instituições particulares de educação superior brasileiras crescerem, se fortaleceram, se aprimoraram e, muitas delas, se posicionaram como universidades e centros universitários enquanto algumas outras até se internacionalizaram. Quem vivenciou o cotidiano desse desenvolvimento todo é testemunho do quanto o Prof. Gabriel foi instigador, promotor, fomentador e pioneiro das várias ações que culminaram nesse desenvolvimento todo. E quem vivenciou o cotidiano desse desenvolvimento todo tambem sabe o quanto, com a humildade que sempre o caracterizou, com o espírito de equipe que sempre foi seu ponto forte, com a visão que sempre o definiu enquanto educador, com o empreendedorismo que, com muita determinação, sempre o impeliu a inovar, o setor educacional superior particular brasileiro deve muito a ele. Eu, da minha parte, devo a ele todo meu desenvolvimento enquanto profissional da área da educação.

14/01/2021

Cecilia Horta

Caro Édson, Gabriel sempre admirou a seu dom de oratória e a sua capacidade de síntese e de escrever com o coração. De onde está certamente, vai pensar do mesmo jeito. Todos sentiremos a falta de Gabriel, de sua capacidade de trabalho, seu caráter inovador e e original, de sua generosidade e simplicidade. Parabéns pelo seu belo depoimento!

14/01/2021

Simone Silva

Que linda história... Vocês dois são inspiradores! Amo, admiro e respeito muito! Nunca vou me esquecer de um vídeo que acompanhei de vocês dois conversando sobre as suas vidas... Vai ficar pra sempre na memória e em meu coração.

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020