• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Empatia: a verdadeira tecnologia humana

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

12/07/2021 06:00:00

Ao participar do 4º Congresso Internacional Formação e Tecnologia Humana, a convite da Fundação e Faculdade Antônio Meneghetti, do Rio Grande do Sul, pude discutir com especialistas de vários países os desafios e oportunidades da educação pós-Covid.

O tema do Congresso, muito provocativo, me levou a uma reflexão sobre as várias ondas que impactaram a educação superior no Brasil, desde a crise econômica, passando pelo fim do financiamento estudantil e chegando, mais recentemente, à crise trazida pela pandemia.

Como toda crise traz no seu bojo um conjunto de oportunidades, o setor de educação superior privado fez, em tempo recorde, a migração para o quadrante de atividades remotas. Isso nos leva a prever, com razoável grau de acerto, que o futuro da educação é híbrido.

Se considerarmos esse futuro, temos que pensar, necessariamente, sobre o fim da dicotomia artificial entre ensino presencial e ensino a distância. Precisamos investir em metodologias e estratégias híbridas, e isso traz para todas as IES o desafio da inovação.

Que palavras podemos utilizar para caracterizar este momento? A primeira é o “protagonismo” do aluno, com o estímulo às suas atividades empreendedoras e à prática como meio de extensão dos conhecimentos à comunidade.

A segunda palavra, tão importante quanto a primeira, é o “acolhimento”. As instituições precisam acolher de volta seus alunos, respeitando a diversidade e criando formas de personalização da experiência do estudante.

Por fim, há que se falar da “conexão”: uma visão da educação continuada, ou ubíqua, com o uso das novas tecnologias para aproximar e não distanciar o estudante da instituição, por toda a sua vida.

Com a participação de professores das universidades de Cambridge, Harvard e da Universidade Nacional de Singapura, o painel concluiu, com muito mérito, que a verdadeira tecnologia no pós-pandemia será a empatia, insubstituível, seja pelo computador ou pelos algoritmos da inteligência artificial. A inteligência natural é o futuro.

17 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020