• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Quadrantes híbridos e os caminhos possíveis

Celso Niskier

Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca

12/12/2022 06:00:01

Há cerca de um ano, quando lançamos a publicação Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira, apostávamos que a nova realidade trazida pela pandemia de covid-19 resultaria na demanda por um novo modelo educacional mais alinhado às soluções tecnológicas capazes de mediar o processo de ensino-aprendizagem. Ali, os quadrantes híbridos surgiram como uma proposta da ABMES para as instituições de educação superior.

Passados alguns meses, percebemos que o modelo dos quadrantes híbridos havia começado a se materializar dentro das IES. Como era de se esperar, diversas dúvidas surgiram em relação à sua implementação. Foi aí que, em parceria com a DreamShaper, organizamos um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de esclarecer os questionamentos e mapear instituições que já iniciaram a adoção do formato.

O resultado desse esforço está consolidado no e-book Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira: Guia prático com caminhos possíveis, lançado no último mês de novembro pela Associação. Com um texto didático e bastante abrangente, a publicação começa esclarecendo as 13 dúvidas mais comuns em relação à proposta, entre elas: por onde começar? Preciso adequar o PPC e o PDI? Preciso mexer nas matrizes curriculares dos cursos? Qual o impacto na carga horária das disciplinas? Presencial assíncrono conta como carga horária EAD?

Na sequência, são apresentadas as experiências práticas desenvolvidas por sete instituições participantes do GT: Grupo Tiradentes; UniCEUB; UniCarioca; Ser Educacional; Senac/PR; UNIUBE; e Ecossistema Brasília Educacional. As iniciativas passam pela aplicação dos quadrantes híbridos na curricularização da extensão; a adoção do conceito da "sala de aula invertida"; e educação flexível.

Por fim, o e-book oferece ao leitor os artigos “2022: o fim da pandemia e a consolidação de tendências na Educação Superior”, com os principais resultados do “Observatório da Educação Superior: O que querem os estudantes?”, divulgado em maio pela ABMES; e “Para além dos quadrantes híbridos - tendências”, que faz uma breve reflexão a partir dos documentos lançados na UNESCO World Higher Education Conference (WHEC2022), realizada em Barcelona (Espanha), também em maio deste ano.

Dessa forma, as instituições de educação superior têm à disposição um material bastante completo para apoiá-las na adoção de práticas educacionais mais inovadoras, conectadas com as demandas e as tendências deste século 21, e tudo de acordo com as diretrizes e regulamentação do setor.

Além das instituições já citadas, também integraram o grupo: Associação Paranaense de Cultura; Centro de Educação Superior de Brasília; Centro Universitário Newton Paiva; Cruzeiro do Sul; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento da Ciência; Fundação Educacional Dom André; Arcoverde; Fundação Oswaldo Aranha; Grupo Educacional Ceuma; Unidade Educacional de Ensino Superior.

Em nome da ABMES, agradeço a cada instituição e a cada profissional que se uniu a nós nesse esforço conjunto para levar a educação brasileira a novos patamares. Se antes de 2020 a cultura da “lousa e saliva” já não funcionava, depois de todas as mudanças vivenciadas nos últimos dois anos os avanços precisam ser implementados ainda mais rapidamente.

Sabemos que o desafio é grande, mas os quadrantes híbridos estão aí para nos apoiar e direcionar nessa virada de chave para uma educação mais atrativa, inovadora e eficiente. Vamos juntos rumo a um modelo educacional que dialogue com os tempos atuais!

10 

Cem vezes educação

Celso Niskier

Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca

05/06/2023

 

A Computação Quântica vem aí!

Ronaldo Mota

Professor Titular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria e Diretor-secretário da Academia Brasileira de Educação

31/05/2023

8 

O professor do futuro

Arnaldo Niskier

30/05/2023

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020