Bob Dylan, músico e escritor americano, falou numa entrevista nos anos 70: “A melhor coisa que você pode fazer por uma pessoa é inspirá-la”. Sou fã de Bob Dylan e sempre penso nessa frase quando escuto alguém falando sobre inspiração.
Certamente, todos nós já fomos inspirados por um ou mais professores ao longo da nossa jornada. Aqueles que assim como eu já passaram dos 40 anos, certamente fomos inspirados por um professor chamado John Keating: O Professor do filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, personagem interpretado pelo deslumbrante ator Robin Williams (que infelizmente nos deixou em 2014). Se depois de assistirmos a esse filme, nos transformamos ou não em professores não é o que vale, mas sim a mensagem inspiradora e sua capacidade de provocar reflexão sobre questões fundamentais relacionadas à educação, identidade e empatia, questões essas que são perenes e indissociáveis do que seja considerado como Educação, com “E” maiúsculo.
"Sociedade dos Poetas Mortos" é ambientado na década de 1950, na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória para meninos localizada nos Estados Unidos. Na Welton Academy, a tradição, a disciplina rígida e a obediência às normas são enfatizadas, com ênfase na preparação dos estudantes para o sucesso acadêmico e profissional, conforme definido pelos padrões sociais da sociedade da época. A escola é dirigida por uma administração conservadora que valoriza a conformidade e a manutenção da ordem. O filme ocorre durante um período de mudanças sociais e culturais, quando as sementes da contracultura estão começando a brotar em alguns setores da sociedade. É dentro desse contexto que o professor John Keating chega à Welton Academy para ensinar literatura inglesa.
O conflito central do filme surge da tensão entre as perspectivas conservadoras da administração da escola e a abordagem progressista e humanista de Keating. A história explora temas como autenticidade, individualidade, liberdade de expressão, conformidade social e o conflito entre tradição e inovação na educação. Ao longo do filme, os personagens enfrentam desafios pessoais e éticos à medida que lutam para encontrar seu lugar no mundo e navegar pelos conflitos entre suas próprias aspirações e as expectativas da sociedade. Ao longo do filme temos várias situações e cenas que exploram esses temas:
Primeira Aula de Keating: Na primeira aula de Keating, ele faz os estudantes saírem das carteiras e dá uma lição sobre a importância de "se apoderar do dia", o Carpe Diem. Ele os encoraja a olhar para as fotos dos ex-estudantes da escola e refletir sobre a brevidade da vida. Esta cena estabelece imediatamente a abordagem não convencional de Keating e seu objetivo de inspirar os estudantes a pensar de forma crítica sobre suas vidas;
Discussão sobre as Quatro Palavras: Durante uma aula de literatura, Keating pede aos estudantes para analisarem um poema usando quatro palavras ("Transcendência", "Verdade", "Beleza" e "Paixão") como guia. Esta cena destaca a ênfase de Keating na importância da linguagem e do significado, incentivando os estudantes a buscar uma compreensão mais profunda da poesia e da vida;
A Leitura de Poesia: Keating frequentemente lê poesia para seus estudantes e os encoraja a fazer o mesmo. Em uma cena, ele lê um trecho do poema "Oh Captain, My Captain!" do poeta americano Walt Whitman para a classe, destacando a importância da poesia como uma forma de conexão humana e expressão pessoal. Os estudantes são desafiados a subir nas carteiras e declamar o poema. Essas leituras criam um ambiente de aprendizado inspirador e emocionalmente rico na sala de aula;
Discussão sobre a Sociedade dos Poetas Mortos: Keating revela aos estudantes a existência da Sociedade dos Poetas Mortos, uma organização secreta que ele fundou quando era estudante na Welton Academy. Ele os convida a se reunirem fora da sala de aula para explorar a poesia de forma mais livre e criativa. Esta cena destaca como Keating desafia as estruturas tradicionais da educação e encoraja os estudantes a se expressarem de maneira autêntica;
Confronto com a Administração: Após uma série de incidentes que desafiam as normas da escola, Keating é convocado pela administração para uma reunião. Durante esta cena, os administradores expressam sua preocupação com os métodos de ensino de Keating e suas possíveis consequências para a reputação da escola. Este confronto ilustra os desafios que os educadores podem enfrentar ao tentar inovar dentro de um sistema educacional tradicional e conservador.
"Sociedade dos Poetas Mortos" oferece várias lições valiosas, especialmente sobre a importância de uma abordagem humanizada e centrada no estudante. O filme nos ensina algumas lições que são atemporais e universais dentro dos espaços de aprendizagem das nossas IES:
Incentivo à Criatividade e Autenticidade: O filme destaca a importância de incentivar a criatividade e a autenticidade dos estudantes. O professor John Keating desafia as normas convencionais e encoraja os estudantes a pensarem por si mesmos, expressarem suas opiniões e encontrarem suas próprias vozes. Isso ressalta a importância de promover um ambiente onde os estudantes se sintam livres para explorarem seus interesses e paixões, em vez de simplesmente seguirem um currículo predefinido;
Desenvolvimento do Pensamento Crítico: O filme demonstra a importância do pensamento crítico na educação superior. O professor Keating desafia seus estudantes a questionarem as ideias preconcebidas, analisarem textos de forma independente e formarem suas próprias opiniões. Isso destaca a necessidade de desenvolverem habilidades de pensamento crítico que permitam aos estudantes avaliarem informações de forma crítica e tomarem decisões ao longo de suas vidas;
Valorização da Experiência Individual: O filme ressalta a importância de valorizar a experiência individual dos estudantes. O professor Keating reconhece que cada estudante é único e incentiva-os a explorarem suas próprias identidades, paixões e talentos. Isso destaca a importância de adotar uma abordagem personalizada para o ensino superior, que reconheça e respeite as experiências e perspectivas únicas de cada estudante;
Desafio das Normas Sociais e Expectativas: O filme aborda o desafio das normas sociais e expectativas na educação superior. O professor Keating enfrenta resistência ao desafiar as normas tradicionais e incentivar os estudantes a seguirem seus próprios caminhos, mesmo que isso signifique ir contra as expectativas da sociedade ou de suas famílias. Isso destaca a importância de promover um ambiente que encoraje a individualidade e a autoexpressão, em vez de simplesmente reforçar as expectativas sociais preexistentes;
Importância da Inspiração e Mentoria: O filme destaca o papel crucial da inspiração e mentoria na educação superior. O professor Keating serve como um modelo inspirador e mentor para seus estudantes, desafiando-os a alcançarem seu pleno potencial e apoiando-os em seus esforços. Isso destaca a importância de fornecer apoio emocional e orientação acadêmica aos estudantes, ajudando-os a desenvolverem habilidades e confiança necessárias para ter sucesso em suas vidas pessoais e profissionais.
Essas lições continuam sendo relevantes para os educadores e as instituições de ensino superior, à medida que buscam promover um ambiente de aprendizagem estimulante e centrado no estudante. Elas também mostram os desafios que Keating enfrentou ao tentar implementar uma abordagem pedagógica mais progressista em um ambiente conservador. Keating traz consigo uma abordagem pedagógica inovadora e inspiradora, desafiando as normas estabelecidas da escola e incentivando os estudantes a pensarem por si mesmos, a explorarem sua criatividade e a buscarem significado em suas vidas para além das expectativas sociais e acadêmicas convencionais.
Por fim, o que mais assusta e continua assustando, não é a inovação por si só, mas o poder inspirador que um professor tem em mudar a realidade dos seus estudantes, afinal, como dizia Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.
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