Doutor em Inteligência Artificial e reitor de uma instituição de educação superior que tem a tecnologia no seu DNA, mais do que entusiasta, sou um grande defensor da transformação que as tecnologias são capazes de operar em um modelo educacional calcado em práticas e diretrizes estabelecidas no século 19, em muito desalinhadas com as demandas e expectativas de tempos tão disruptivos como este século 21.
Faz algum tempo que o mundo digital deixou de ser algo distante para se tornar uma presença marcante nas nossas vidas, impactando nas mais diversas esferas, como social, profissional e econômica. Vivemos em um mundo conectado no qual qualquer informação está a um clique de distância, mas seguimos amarrados a um modelo de ensino e aprendizagem centrado em um docente que fala de um lado e em alunos que escutam de outro, intermediados por uma lousa.
Quantas oportunidades de gerar aprendizado e de tornar a educação mais atraente estão sendo desperdiçadas? Superar o impasse entre a educação ofertada e a necessária é uma urgência que precisa ser sanada.
Por isso, foi com grande satisfação que recebi o convite para redigir o prefácio do livro Inovação e Tecnologia na Educação: Explorando o Futuro do Ensino. A publicação consolida os principais pontos debatidos nas palestras do 3º Congresso Nacional de Educação - Tecnologias Digitais para uma Aprendizagem Significativa, realizado pela Colônia do Saber, instituição de ensino voltada para a formação de professores com foco na educação infantil.
A obra nos mostra que se, por um lado, a inclusão da tecnologia não resolverá todos os problemas educacionais do Brasil, por outro, sem ela nunca teremos uma educação mais eficiente e capaz de transformar nosso quadro de profundas desigualdades. Isso porque a tecnologia tem potencial para incidir em aspectos como a formação docente, a transformação da experiência educativa e a adaptação escolar.
Organizado com maestria pela professora Sheila Arantes, que além de proprietária da Colônia do Saber também é docente do Programa de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Digitais da Educação da UniCarioca, o livro convida o leitor a refletir, mas, sobretudo, agir na construção de um novo modelo educacional mais acessível, inclusivo, inovador e alinhado com as expectativas dos indivíduos, do mercado de trabalho e da sociedade atual.
Ao longo de 12 capítulos, estudiosos e docentes empenhados em construir pontes entre a tecnologia e a educação apresentam soluções inovadoras que podem ser replicadas, adaptadas ou servirem de inspiração para o desenvolvimento de novos instrumentos educacionais capazes de conduzir a educação a patamares mais elevados de desempenho.
Nessa linha, há um campo fértil a ser explorado, como a relação entre a neurociência e a alfabetização; o fomento à evolução das práticas educacionais por meio da divulgação científica; a gamificação como aliada da alfabetização; o ensino por investigação; o uso de ferramentas digitais na gestão escolar; o uso da inteligência artificial em sala de aula; estímulo à participação dos estudantes; maior agilidade nos feedbacks; e a personalização do ensino.
Não vou me alongar mais para não tirar do leitor o prazer das descobertas e experiências apresentadas ao longo do livro. Inovação e Tecnologia na Educação: Explorando o Futuro do Ensino é um título que, aparentemente, nos remete aos dias que hão de vir, mas, na verdade, diz respeito a uma educação que precisa - e pode - ser implementada agora, neste momento presente.
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