O uso da inteligência artificial (IA) no contexto da educação superior não é exatamente uma novidade. Faz algum tempo, especialmente nos últimos cinco anos, que o processo de ensino e aprendizagem passou a contar de forma exponencial com ferramentas que facilitam tarefas e otimizam processos. Contudo, hoje quero me dedicar à sua utilização para o aperfeiçoamento da gestão acadêmica.
Uma dessas frentes consiste na implementação de chatbots alimentados por IA. Instituições de educação superior que já aderiram à novidade perceberam que o recurso tem se mostrado bastante eficaz para melhorar a comunicação e o suporte à comunidade acadêmica. Isso porque essas ferramentas oferecem respostas rápidas a perguntas frequentes, auxiliam na navegação por processos administrativos e reduzem a carga de trabalho das equipes de atendimento, permitindo que se concentrem em questões mais complexas.
Comumente chamadas de “assistente virtual”, essas ferramentas têm sido uma prova viva de que o investimento em tecnologias avançadas no ambiente das IES pode, e deve, ir muito além do processo de ensino e aprendizagem, impactando positivamente para uma gestão mais estratégica e eficiente das instituições educacionais.
Nas salas de aula as ferramentas de IA têm o potencial de personalizar o aprendizado, oferecer feedback em tempo real e apoiar tanto estudantes quanto professores em suas atividades diárias. Em um futuro breve, acredito que teremos sistemas ainda mais sofisticados, tornando a educação superior cada vez mais inclusiva, eficiente e adaptada às necessidades individuais.
Já na gestão institucional, uma assistente virtual é uma das possibilidades. Ela aprimora a experiência acadêmica das pessoas que são a razão de existir da instituição. Isso porque está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pronta para fornecer informações precisas e atualizadas sobre aspectos como o calendário acadêmico, orientações financeiras e procedimentos institucionais. Essa disponibilidade contínua garante que alunos (e também docentes, por que, não?) tenham acesso imediato aos dados e conteúdos de que precisam, promovendo maior autonomia e praticidade em sua rotina acadêmica.
Atenta a esse amplo universo de possibilidades, a UniCarioca acaba de lançar sua assistente virtual, a Nica. Alimentada por inteligência artificial (IA), integrada ao WhatsApp e totalmente preparada para atender às principais dúvidas e demandas dos nossos estudantes, ela nasceu com o claro propósito de enriquecer ainda mais a experiência dos alunos e colaboradores da instituição.
Como sempre faço nos artigos em que menciono conquistas da ABMES, gostaria de expressar minha sincera gratidão aos colaboradores da UniCarioca que se dedicaram ao desenvolvimento e à implementação da Nica. O compromisso de cada um com a inovação e com a excelência educacional foi fundamental para a concretização deste projeto.
Por fim, ressalto a importância de que as instituições de educação superior brasileiras estejam atentas para as possibilidades e as oportunidades trazidas pelas novas tecnologias. Precisamos estar focados na oferta de uma educação que acompanhe as tendências atuais, mas que também antecipe as demandas futuras. Além disso, acredito que a integração responsável e ética da inteligência artificial à rotina acadêmica e ao processo de formação é um passo essencial para preparar nossos alunos para os desafios de um mundo em constante transformação.
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