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A mensagem certa para cada público

Cyntia Braga

11/08/2011 05:01:20

Cyntia Marchetti Cyntia Braga Consultora associada da Hoper para as áreas de Marketing, Comunicação e Relacionamento ***
Relacione-se com seus alunos de 1º e último ano de maneira diferente
Diminuir os índices de evasão em todo o ciclo, com certeza, é uma das principais metas das IES privadas no Brasil. No entanto, de acordo com os números levantados pela Hoper, em seus diagnósticos mercadológicos e consultorias em todo o Brasil, a maioria das IES privadas tem esse problema acentuado nos três primeiros semestres do ciclo, com uma média de 29,5% de perdas nesse período (nessa conta não entram as Engenharias nem Medicina). Vejam alguns números**:
  • Evasão do 1º para o 2º semestre: 20%;
  • Evasão do 2º para o 3º semestre: 9,5%;
  • Soma dos demais semestres: 10,5%.
E por que isso acontece? São vários os motivos de perdas de alunos nestas fases dos cursos. Exceto os candidatos que entram nas Públicas (e nesse caso não tem “como competir”), os motivos mais comuns são: a dificuldade de alguns alunos acompanharem o ritmo da turma; a falta de entrosamento com seus pares; a falta de visão da instituição em proporcionar aos alunos programas, eventos ou novas oportunidades para o crescimento profissional em atividades paralelas ao currículo acadêmico; a falta de um bom atendimento nos departamentos de maior interface com o aluno, como secretaria acadêmica, biblioteca, protocolo etc. Então, como mexer em todos estes problemas, implantando boas práticas nessas áreas ou departamentos? A resposta é RELACIONAMENTO. Relacionar-se com seus alunos de diferentes formas, em diferentes momentos e em todos os locais por onde os alunos passam. Manter-se presente, ativo, relevante e agregando valor. O marketing de relacionamento tem conseguido reverter alguns quadros de evasão com programas adequados, algumas atitudes inovadoras e diferentes ações alocadas ao longo do ano letivo. Se sua IES não consegue baixar seu percentual de evasão, semestre após semestre, ano após ano, mesmo com todas as campanhas, as trocas de agências e os eventos que suas equipes vêm organizando, fique alerta: novos resultados só aparecem com novas atitudes e novos mecanismos de ação. Se você espera por resultados diferentes faça algo diferente, já! É sabido que uma parte dos alunos oriundos de escolas de ensino médio tem certas dificuldades de acompanhar um bom currículo de graduação, em qualquer linha do conhecimento. Essa dificuldade de “acompanhar” a turma, muitas vezes, é motivo de evasão, uma vez que o aluno se enxerga com dificuldade de levar adiante seu curso, somando a isso os custos extras decorrentes das dependências. Por outro lado, quanto custa para a instituição promover cursos/aulas de nivelamento nos primeiros semestres do curso para capacitá-lo e motivá-lo a dar continuidade a seus estudos (nivelados com os seus pares)? Seus alunos dos primeiros semestres ainda precisam “comprar” a instituição na qual eles acabaram de entrar; precisam se sentir incluídos; precisam se sentir pertencentes à nova comunidade. Diferentes dos veteranos que já são “de casa”, os calouros, nas primeiras semanas de aula, sentem-se como um “peixe fora d’água”. Por que não promover uma semana de “acolhimento ao calouro”, só para eles, antes dos demais alunos das outras turmas chegarem para o início do ano letivo? Uma semana só para “calourada”, onde eles seriam recebidos pelos professores, coordenadores, diretores e até reitores, para bate-papos em pequenos grupos afins, por áreas do conhecimento. Por que não promover um tourcom esses calouros por todos os locais importantes da faculdade, mostrando tudo o que eles precisam saber, sem ter que ficar perguntando para os veteranos nas primeiras semanas de aula. E também fazer suas carteirinhas da biblioteca e dar dicas sobre as pesquisas de acervo; ensiná-los “o caminho das pedras” para solicitações na secretaria acadêmica ou protocolo; apresentá-los às pessoas que resolvem tudo dentro da faculdade. Enfim, integrá-los à comunidade acadêmica e deixá-los tranquilos quanto à dinâmica e estrutura da instituição. É isso que eles esperam de uma faculdade: querem estar integrados e fazer parte de uma nova realidade; a realidade dos adultos, na qual informação e networking fazem toda a diferença. E seus futuros egressos? Sua instituição vai perdê-los de vista? O objetivo e a responsabilidade com seus alunos são apenas na graduação? Há um novo mundo de oportunidades para sua instituição com seus ex-alunos. Você só precisa não perder o contato com eles NUNCA MAIS. Não deixá-lo, em hipótese alguma, pegar seus diplomas sem antes deixar todos os seus dados num cadastro (se possível CRM) dos seus ex-alunos, para futuras ações e relações. Programe eventos de reencontro das turmas a cada ano ou dois, como forma de reunir as turmas, fazer “festas” e atualizar seu banco de dados; “banque” uma ou duas festas e incentive-os a organizarem mais eventos, sempre com o apoio/patrocínio da faculdade. Convide-os para serem SEMPRE ALUNOS, oferecendo a eles carteirinhas vitalícias da sua biblioteca. Elabore eventos de networking, com carreiras de expressão no momento, personalidades de destaque e renome no Brasil na área em questão. Convide ex-alunos da mesma área, formados naquelas cadeiras para participar de debates e mesas redondas. Gere a credibilidade que os novos alunos precisam para a sua faculdade, emprestando a eles a credibilidade dos seus convidados e ex-alunos formados nas suas cátedras. Isso é RELACIONAMENTO! Pessoas influenciam pessoas e, para os jovens, a opinião dos seus pares é infinitamente mais importante do que a opinião do seu pai, seu tio ou seu professor. Uma pesquisa realizada por um instituto americano (Oh!Panel), mostra que "79% das pessoas são influenciadas nas compras de produtos e serviços pelos posts de amigos publicados nas redes sociais". E que "73% confiam mais na recomendação dos colegas do que no parecer de especialistas". O mundo está mudando. A onda agora é a do relacionamento, portanto, as experiências que as pessoas têm e o que elas “postam” ou escrevem sobre suas experiências está influenciando muito mais do que sites, propagandas ou depoimentos comprados. ** Hoper Estudos de Mercado  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

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Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

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