Profa. Dra. Iara de Xavier
Coordenadora Acadêmica do único MBA em Gestão Universitária com Ênfase na Avaliação Institucional
Docente e pesquisadora da Universidade de Brasília - UnB
*** A avaliação institucional constitui-se em uma das ações estratégicas mais relevantes a ser desenvolvida nas Instituições de Educação Superior, principalmente após a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que foi instituído pela Lei N 10.861, de 14 de abril de 2004.
Este sistema preconiza a avaliação institucional, a avaliação de curso e a avaliação do desempenho do estudante como elementos constitutivos do ciclo avaliativo, que tem como finalidades a melhoria da qualidade da educação superior; a orientação da expansão da oferta; o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; a promoção do aprofundamento dos compromissos e as responsabilidades sociais das IES.
A avaliação entendida como um processo coletivo de construção tem como características ser formativa, processual e emancipatória, bem como referencial para a regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade.
Neste contexto, a avaliação institucional é a modalidade avaliativa que permite a articulação dos resultados da autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação, com os resultados da avaliação externa, oferecendo visão global e local das potencialidades e fragilidades presentes nas áreas acadêmica e administrativa.
Outro aspecto significativo é que a implementação plena da avaliação institucional envolve todos os segmentos da IES, isto é, docentes, discentes, técnico-administrativos e representantes da sociedade, além de docentes externos à IES designados pelo INEP/MEC.
A avaliação das Instituições de Educação Superior tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as dez dimensões institucionais previstas no SINAES.
A avaliação é um tema polêmico, contraditório, complexo e não permite neutralidade. Trata-se de um processo dinâmico, dialético e interdisciplinar. Desta forma, requer dos avaliadores e dos profissionais que atuam na educação superior conhecimentos, competências e habilidades, assim como rigor científico e postura ética.
Dito de outra forma, a avaliação institucional é um processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, considerando os indicadores de qualidade nacionais e internacionais definidos pela comunidade acadêmica, pela sociedade e pelo MEC.
Neste sentido, a avaliação institucional tem inúmeras atuações. Dentre elas, destaca-se como ferramenta para o planejamento e gestão das IES por oferecer um diagnóstico situacional abrangente com ações e metas a serem desenvolvidas e alcançadas em um período determinado.
A avaliação institucional deve conjugar os modelos descritivos onde se coletam dados característicos dos programas e cursos, em geral por meio de questionários, traçando-se um perfil com os mesmos; os descritivos-analíticos em que se procura comparar ou cruzar variáveis do processo e do produto; os reflexivos-interpretativos que a partir de uma base descritiva e analítica avançam na sua interpretação a partir de referentes sócio-culturais, agregando também, formas diversificadas de coleta de dados como observação, grupos focais, estudos de caso, etc. e os reflexivos-participativos que se apóiam nas premissas e formas de coleta da avaliação participativa, que envolve, em situação de reflexão sobre o processo desencadeado por um programa, os vários segmentos co-partícipes desse programa.
Sintetizando, a avaliação como indutora da qualidade deve colocar como foco central de suas preocupações a questão fundamental do sentido social da Instituição de Educação Superior. Deve, basicamente, perguntar sobre os significados sociais de que se reveste a formação promovida nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, ou seja, interrogar sobre os efeitos sociais dos trabalhos produzidos e dos serviços oferecidos à sociedade e ao Brasil.
Aproveitamos a oportunidade para convidar os profissionais que desejarem se atualizar nesta área de saber a participarem do MBA em Gestão Universitária com Ênfase na Avaliação Institucional, que tem como diferencial a avaliação como eixo estruturante das reflexões e debates promovidos durante esse curso de especialização. Para mais informações sobre este curso e inscrições para a turma de 2012 acesse: www.humus.com.br/mba.htm.
Profa. Dra. Iara de Xavier - foi avaliadora de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior da SESu e do INEP. Trabalhou como Coordenadora Geral de Avaliação Institucional e de Cursos de Graduação no INEP/MEC. Atuou como docente em cursos de graduação e de pós-graduação na UNIRIO e na UnB. É autora de livros e trabalhos científicos publicados e apresentados em eventos nacionais e internacionais. Pelo segundo ano consecutivo, atua como Docente e Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão Universitária com Ênfase na Avaliação Institucional, promovido pela HUMUS e pelo Centro Universitário São Camilo.




