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A Educação caminha para gestão profissionalizada, mas e a inovação na sala de aula?

Notícias na Mídia

23/02/2012 05:18:39

Maysa Simões* Diretora de Comunicação e Marketing Paranashop, publicado em 14 de fevereiro de 2012 ***
A educação brasileira, do ciclo básico ao ensino superior, passa por um momento de grande transformação. Depois de conferir a entrada de novos players, assistimos ao início de um período de consolidação de grandes redes e alianças, que ainda deve causar algumas surpresas, com aquisições de marcas tradicionais no mercado.  Aliado à desaceleração do crescimento nas novas matrículas as instituições de ensino têm tido dificuldades em arcar com os grandes investimentos realizados no passado para uma demanda que não existe mais.  Em contrapartida, o governo incentiva fortemente a liberdade de mercado, tanto que franqueou a participação da educação privada para que a meta de jovens inseridos no sistema educacional fosse alcançada. As instituições se veem obrigadas a melhorar seu desempenho em várias dimensões da gestão, com investimentos e custeio adequados ao tamanho do negócio, melhores soluções de financiamento, maior controle para recebimento, aumento de novas receitas adicionais às mensalidades e rigoroso controle de custos. As áreas de marketing são instigadas a discutir seus posicionamentos,  atributos e a identificar quais os melhores benefícios para conquistar e fidelizar os clientes que já fazem parte do quadro e atrair outros, com estruturas e equipamentos diferenciados. Nesse aspecto, a maior mudança que vem como legado dos novos alunos tem sido um maior investimento em uma gestão profissionalizada, nos mesmos moldes das grandes corporações. Com isso, a revolução no segmento tem sido uma revolução na gestão e não propriamente no cerne das atividades de educação. Já vimos que as instituições particulares lideraram a criação de cursos em áreas inovadoras, como Gastronomia, Moda e Turismo. Também já presenciamos essas instituições explorarem as novas modalidades, como o ensino a distância e os cursos superiores de tecnologia. Isso tudo já está incorporado e quase não representa mais diferencial. A hora é de uma nova fase de inovação, que pode ser o salto quântico que a educação ainda precisa passar. Todo momento de crise é também de oportunidade. Há uma janela que se abre às instituições de ensino que procurarem se reinventar, não somente nas práticas contemporâneas de gestão, mas com inovação na criação de seus produtos e serviços. Reinventar a sala de aula, renovar os processos pedagógicos, trazer mais tecnologia com soluções educacionais digitais, propôr formatos de educação mais interativos. Integrar o trabalho dessa nova gestão profissionalizada com o corpo acadêmico na busca da inovação no processo educativo é algo pouco visto e muito propício para que a criação de valor seja enriquecida por profissionais com visões complementares. Se adicionarmos a isso o perfil dos alunos – jovens que anseiam por uma educação mais atraente – , o objetivo de levar inovação às sala de aula ainda não foi alcançado.  Este continua sendo o desafio das instituições. * APC, Mantenedora da PUC Paraná, Aliança Saúde e Lumen Comunicação Com atuação na direção e gestão de marketing de instituições de educação como Universidade Anhembi Morumbi e Uninove, e empresas como Folha de São Paulo. Formação em Publicidade e Propaganda pela FAAP, Pós-Graduada em Comunicação Empresarial pela ESPM e Mestranda em Psicologia Social pela PUCSP.  

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