Valmor Bolan
Doutor em Sociologia e Presidente da CONAP (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI)
***O Dia das Mães requer de nós o gesto concreto da gratidão para aquela que nos deu a vida, e também para todas as mulheres que vivem a graça da maternidade. Especialmente nos dias de hoje, ser mãe, muitas vezes, é um ato de heroísmo, para dar conta de tantos afazeres e ainda para muitas mulheres, terem de conciliar a maternidade com o trabalho profissional. Não são poucas as mulheres que assumem a chefia da casa, tendo que trabalhar fora e garantir a atenção e os cuidados com os filhos pequenos, quando não tem uma rede e uma estrutura familiar que as auxiliem. Daí o caráter heroico de muitas mães para suprirem as demandas materiais e afetivas dos filhos. E o mais importante: dar a formação e a educação exigidas pela vida.
Queremos homenagear todas as mulheres que são mães, parabenizando-as pela coragem cotidiana em assumir os desafios da maternidade, das que lutam e se empenham em dar o melhor de si, às vezes em circunstâncias difíceis, mas que conseguem superar as adversidades do dia-a-dia e assegurar aos seus filhos um sentido de vida, um rumo, enfim, garantindo assim formar pessoas corretas eticamente e com valor moral. Pois é isso que agradecemos: àquelas que com o exemplo de vida forjam homens e mulheres de garra, de brio, que fazem da honestidade, do trabalho operoso e da disposição ao bem, pessoas respeitadas e até admiradas no meio em que vivem.
Homenageamos as mulheres fortes que honram a maternidade, que não abandonam seus filhos, estão sempre juntos, acompanhando cada passo, cada dia, oferecendo apoio e orientação, para que possam ser alguém na sociedade, na verdade e no bem. Porque é deste amor materno que temos a garantia do bem comum, e muitos dos que se fragilizam na vida, é justamente pela deficiência desse amor, que não pode faltar, e quando as lacunas não são devidamente preenchidas, vulnerabilizam as pessoas, com as consequências sociais já conhecidas, de violência e escapismos.
Daí que vale a pena cada mulher que é mãe, não desanimar e continuar investindo afetivamente em seus filhos, superando dores e dissabores, pois o resultado - ao longo dos anos - é sempre gratificante, porque a experiência da maternidade só humaniza e valoriza cada pessoa que foi capaz do dom de si, daquela incondicionalidade que só edifica e comprova que o ser humano é justamente pessoa porque ama.
Parabéns a todas as mães, neste domingo tão especial. Vocês merecem o melhor. Beijos e flores são o que oferecemos hoje, e o nosso sempre muito obrigado por tudo.




