Sergio Tadeu Regis Costa
Você está de parabens!
Porém acho que tudo isso é proposital, devido a autonomia da nota 4 e 5.
Primeiro como administrador e matemático acho que a formula do CPC é punitiva para as Faculdades de turno e não avaliativa.
Vamos raciocinar comigo: se a formula do CPC é baseada na média ponderada, com pezos etc., seria impossivel a nota 1 e a nota 5. O mais agravante é que numa sala de aula de formamdos em qualquer pais do mundo, o nivel de excelencia de capacidade e conhecimento é de 5% do total de alunos formando, avaliados, alunos medianos atingem 20%. Ora 70% da nota do CPC, é a nota do aluno formando. O pior é que até os que estão reprovados no ultimo ano, são obrigados a fazer a prova.
Concordo com o ENADE, acho que é necessário e concordo com as avaliações externas, acho mais ainda é um direito constitucional, sermos avaliados, porém bem avaliado. A união dos dois ENADE e A Externa seria um modelo melhor, ENADE com as provas de conhecimento gerais e especificos, a A Externa com o NPR, CDO, CDI, CTA, NF, NO.
A prova da fraqueza dessa formula é que mesmo que a nossa IES melhore em 100% das variáveis NPD, NPM, NPR, NF e NO, até o próximo ENADE, com essa fórmula, esses pesos e esses procedimentos, continuaremos com o CPC nota 2.
O que há de cientifico numa formula que divide os meus 10 mestres pelo número de professores e daí o resultado equipara-se a escala de 0 a 10 para a escala de 0 a 5 e corre para uma tabela e determina uma nota, e diz que a qualidade dos meus professores mestres é 1,9, numa escala de 0 a 5 ou nota 3,8 numa escala de 0 a 10, nesse caso meus professores mestres estão reprovados e são insuficientes. Isso eu não admito.
E assim por diante.
A minha Faculdade tem três cursos e só um foi para o ENADE.
Observe que fórmula ridícula essa do CPC: CPC = (0,05 x NPD) + (0,30 x NPM) + (0,05 x NPR) + (0,15 X NF) + (0,05 x NO) + (0,20 x NIDD) + (0,10 x NI) + (0,10 x NC). A influência do NPD (doutores) representa 20% da nota 5, enquanto que o NPM (mestres) representam 5%. Na nossa visão deve ser invertido, Doutores 5% e mestre 20%.
Atenciosamente,
Sergio TR Costa
(82)33268069
sergio@unifal.edu.br
Dir. Presidente
Faculdade Figueiredo Costa