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Mais realidade da vida e menos Poesia no Enem.

Souza Dias

11/10/2009 14:17:47

Senão logo alcançaremos Cuba, não a China. Vamos ser realmente honestos sobre o Enem. Suas perguntas são perfeitas para Cuba, não para o Brasil do Século 21. É muita poesia (13 questões), muita sociolinguística, história, arte, cinema, educação infantil, feminismo, quadrinhos, messenger (29 questões), são 32% do total de 90. Mas nosso aluno quer emprego, não erudição inútil. Desse jeito logo alcançaremos Cuba, onde todo taxista e garçom tem curso superior de cinema ou sociologia, mas mal sobrevive porque não há empregos ou atividade empresarial. A coisa é séria,  o Brasil não precisa hoje de especialistas em Poesia Clássica, Mafalda ou MSN Messenger. Muito menos em Sociolinguística. “No ano passado nossas maiores empresas ofereceram 2.300 estágios para 730 mil universitários e recém-formados, foram cerca de 3100 candidatos por vaga, mas 10% dos cargos não foram preenchidos.” Quem diz isso é Sofia Esteves, presidente da Cia. de Talentos, na FSP, 27/09/2009, que resume o drama: “O jovem terá de mudar de atitude e as empresas terão de mudar seu ambiente, para atrair talentos.” E explica: "Há um modo diferente de encarar o mundo". Mas o Enem é um engano nacional caríssimo, pois seleciona gente que irá estudar nas universidades publicas, disputando aquelas 55 mil vagas oficiais prometidas,E quem vai preenche-las são os estudantes que vieram das nossas excelentes escolas particulares de I e II graus. Só que as empresas não entendem esse aluno mais sofisticado: Logo na Questão 1, avaliando o MSN Messenger e seus Emoticons, o João diz: oi-na paz e você?-oq vc ta fazendo?-flw-vlw e o Pedro responde: biz?-tudo trank-tenho q sair agora...-vlw,abc. O futuro estágio deles pode acabar logo no primeiro e-mail. Na questão 2, sobre a cultura dos quadrinhos, Mafalda deixa claro que os dicionários impressos são coisa do passado, hoje tudo é digital, em CD ou pela web. O resto das questões vai sempre nessa linha elitista, para deixar de fora aqueles 4 milhões de candidatos. A própria realidade do Enem com 4 milhões de inscritos, mostra que se joga  no ralo 100 milhões de reais por que tem apenas 55 mil vagas para oferecer nas universidades publicas. Deveria ter explicado que a maioria dessas 55 mil vagas das universidades oficiais serão ocupadas por aprovados nos seletivos delas mesmas. Poderia também ser explicado que os excluídos do Enem, mais de 3 milhões, estudarão nas universidades particulares, como sempre. Então o problema não é da Inteligência (investigação) da PF ou da burocracia do Mec, e sim da filosofia de seleção das questões, esse é o verdadeiro problema. Para demonstrar a boa vontade do setor privado educacional, apresentamos ao país uma idéia que já vem ganhando apoio: 1. O problema real não é o ENEM mas sim o futuro do país. Como explica Sofia Esteves, na pesquisa com 31 mil universitários, o assunto é mais complexo e revela um conflito geracional - as empresas não estão entendendo os jovens, formados na chamada era da informação. E os jovens não entendem o que as empresas pedem. 2. No Enem o Mec-Inep não executam praticamente nada, terceirizam tudo, o que é ótimo. Propomos então terceirizar a formulação das questões com os futuros empregadores dos universitários. O sistema particular que hoje é responsável por 76% das vagas universitárias, com uma longa experiência em processos seletivos do ensino superior, convidará as mil maiores empresas brasileiras, comerciais, industriais, de serviços, comercio exterior, tecnologia, etc... a criarem questões seletivas adequadas, buscando os jovens que desejarão contratar no futuro. 3. Assim evitaremos as bobagens que enfeitam nossos testes atuais, criadas por acadêmicos inteiramente fora do sistema econômico atual, que provavelmente nunca acertariam as questões todas criadas por seus colegas, a maioria vivendo num mundo imaginário que os alunos nunca conhecerão. Empresas dependem da qualidade, produtividade e eficiência de seu pessoal, já que a impressão de papel-moeda é um privilegio exclusivo de seu sócio e concorrente, o Governo. 4. O segundo passo será a formalização do Processo Seletivo proposto, a ser garantido por um Consorcio formado pelas entidades empresariais brasileiras, sejam elas industriais, comerciais ou agrícolas, como FIESP, Associação Comercial,CNI, etc... São as principais interessadas num alto nível de formação educacional das futuras gerações, do qual aliás dependerá seu próprio futuro. Um assento será reservado para representantes governamentais, para que contribuam com suas idéias, pois seremos colaborativos sempre. 5. Quanto ao pequeno detalhe da impressão e distribuição, nenhuma dificuldade: o SESI tem uma das maiores gráficas do país e a Empresa Correios tem longa experiência na distribuição nacional de material sigiloso, aliás uma garantia constitucional já bastante antiga. O que o MEC acharia  da idéia? Segundo  o divulgado pela mídia não houve tempo disponível para acompanhar nenhuma das etapas criticas do ENEM, do começo ao desfecho inesperado, o que presume inocência mas não eficiência. Prof. Souza Dias  

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