Valmor Bolan
Doutor em Sociologia e Presidente da Conap/MEC (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos-Prouni)
***
Terminado o horário de verão (que muitos festejaram pelo facebook, manifestando a crescente rejeição a esta imposição do governo), parece que o ano enfim começou. É hora de trabalhar e estudar. E estar atentos, pois quando se vê, já foi. Tudo está realmente muito rápido. É preciso, portanto ter um bom planejamento das metas desejadas, e disciplina no cumprimento do que se faz necessário para que tais metas sejam alcançadas no decurso do ano. Por isso é importante planejar as atividades, estabelecer prioridades e buscar os melhores resultados, com eficácia e humanismo. Isso vale tanto para o trabalho, quanto para o estudo. E em casa também, pois, com organização são possíveis providências preventivas que viabilizem uma vida mais saudável, em todos os aspectos. Por isso, incentivamos os estudantes a darem o melhor de si nesta fase do ano, concentrando seus esforços nas tarefas, nas leituras e preparando já os trabalhos, evitando assim o acúmulo de incumbências para depois não conseguirem dar conta do que precisa ser feito com a qualidade requerida. Planejamento e disciplina, portanto, são requisitos fundamentais para uma metodologia bem sucedida nos afazeres cotidianos.
Se o ano começou (passado o carnaval), que comece bem, pois desafios é que não faltam. Daí a necessidade de procurar iniciar o dia com serenidade, e pensamento sempre positivo, procurando ver as coisas boas, os avanços e conquistas obtidas, com a capacidade crítica de discernimento que permita identificar os obstáculos e problemas, elencando prioridades. Esta é a decisão inteligente que se espera. Não dá para ficar reféns das circunstâncias, na lógica da música que diz "deixe a vida me levar". Não. Não é isso. Temos responsabilidades, deveres a cumprir, programas, metas e objetivos, no campo pessoal, escolar e profissional. Temos que fazer a nossa parte, ir até onde é possível com as nossas forças, porque simplesmente aceitar a lógica da música "deixa a vida me levar", pode nos conduzir ao comodismo e à anulação das nossas potencialidades. Por isso a vida tem as suas exigências, para que nós sejamos participantes no desenvolvimento das nossas possibilidades. É certo que - à luz da fé - Deus opera, e dá muito mais do que esperamos, quando estamos sintonizados no bem, procedendo com honestidade e justiça, mas é preciso que haja uma resposta da nossa parte, o nosso esforço para fazer bem aquilo que a vida nos exige.
Por isso, neste começo de ano (pra valer), desejamos de modo especial que os alunos levem a sério seus estudos, se apliquem, prestem atenção nas aulas, façam as perguntas do que tenham dúvidas, se dediquem a ler os textos indicados pelos professores, procurem tirar boas notas em trabalhos e provas, para que tenham bom rendimento escolar, pois afinal de contas está sendo feito um investimento cujo resultado depende também muito da dedicação de cada um. Todos são responsáveis nesse processo (professores e alunos), pois é exigindo de nós o melhor aproveitamento é que estaremos contribuindo para a qualidade de ensino que todos desejamos.
Agora, portanto é hora de trabalhar e estudar, pelo bem de todos.




