Valmor Bolan
Doutor em Sociologia e Presidente da Conap/MEC (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni-Programa Universidade para Todos)
***A Semana Santa suscita momento especial de reflexão, penitência e conversão, espelhados no exemplo de Jesus Cristo, que deu a sua vida para a salvação de todos, aceitando a cruz, para com a Sua ressurreição, comprovar que a morte é vencida pela vida, e que a alegria supera toda dor. Nesse sentido, é importante que retomemos nesses dias, o olhar para a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, pois é a partir deste grande acontecimento que nossa vida pode encontrar as razões para uma fé madura, e solidez nos direcionamentos de nossa vida, quando voltados para o amor d'Aquele que é Deus conosco.
Páscoa quer dizer passagem, convite para a vida nova, mudança de atitude, conversão do coração, para que possamos melhor conviver, sermos mais pacientes, e nos colocando mais em disponibilidade àqueles que precisam de nós, da nossa solidariedade, pois é assim que nossa vida vai e renovando e se afirmando com a verdadeira felicidade que só será alcançada na plenitude da eternidade. Estamos aqui portanto de passagem, em preparação para a vida plena, mas temos que viver a Páscoa todos os dias, procurando fazer o melhor, dando o melhor de nós, para que a nossa vida tenha a dignidade requerida para participarmos da glória de Deus.
É nisso que acreditamos e por isso fazemos da Páscoa esse momento privilegiado da fé cristã, tendo como referência o amor de Jesus, vivido intensamente, por quem aceitou a cruz, mas ressuscitou, para nos dar a alegria da vitória sobre o pecado e a morte, garantindo a vida eterna e feliz para todos os que amam a Deus, com a verdade do coração. É possível portanto viver esta passagem para a alegria e a paz interior, necessária para o encontro pessoal com Cristo Ressuscitado.
Nesse tempo de renovação da Igreja, quando o novo papa assume o nome de Francisco, saibamos a exemplo do "Poverello" de Assis viver a sua oração que pede que levemos paz aonde há guerra, alegria aonde há tristeza, esperança aonde há desespero, concórdia aonde há desunião, enfim, que saibamos amar verdadeiramente, sob a luz de Cristo, que foi o primeiro que nos amou até o fim, plenamente. Que a Páscoa inspirada pela santidade de Francisco de Assis, possa nos tornar mais simples, mais leves, melhores e mais abertos à graça de Deus, por isso desejamos a todos Feliz Páscoa!




