Profa. Maria Carmen Tavares Christóvão
Pesquisadora da FEI em gestão da inovação no segmento de serviços educacionais e indústria criativa***O conceito T-shaped é utilizado no mundo corporativo desde a década de 90. A ênfase está na busca por profissionais multidisciplinares capazes de responder criativamente a demandas que surgem repentinamente em decorrência das transformações de cenários e mercados.
No segmento educacional a tendência em criar serviços, currículos e Projetos Pedagógicos interdisciplinares é crescente, o que demanda equipes multidisciplinares. Aqui reside um diferencial que pode ser considerado como trunfo na economia do conhecimento no Sec. XXI : a riqueza com que são produzidos novos conhecimentos capazes de romper as tradições criando uma cultura de inovação dentro das instituições.
Ao capitalizar os recursos intelectuais, utilizando o conhecimento existente na organização como forma de alavancar o desempenho ou combinar diversas fontes do conhecimento para criar novos serviços e produtos, as instituições passam a responder a crescentes desafios de competitividade.
Importante observar que a vantagem competitiva não vem apenas por investimento em tecnologia, infraestrutura, corte do número de aulas ou qualquer outro recurso de otimização de lucros. Ela pode vir também através de ideias criativas e reorganização dos processos e serviços, o que nos leva a perguntar como cada docente, corpo administrativo ou gestor gasta o seu tempo e sua carreira.
A abordagem da gestão T-Shaped pressupõe o compartilhamento do conhecimento livremente em toda instituição, o que seria a parte horizontal do T. Ao mesmo tempo o indivíduo está fortemente comprometido com a sua área específica de atuação, o que simboliza a parte vertical do T.




