Valmor Bolan
Doutor em Sociologia
Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá
***O acesso ao ensino superior é ainda um desafio em nosso país, pois que os dados mostram que ainda vivemos num sistema educacional que é um funil social. Não são todos os que ingressam na escola desde os primeiros anos - seja na particular ou pública - que conseguem chegar até a universidade. Os que alcançam o nível superior é ainda uma minoria da sociedade.
Segundo o último Censo do MEC, em 2011 apenas 14,5% dos jovens (de 18 a 24 anos - idade universitária) cursavam o ensino superior. Mesmo com a implantação do PROUNI, são poucos os que vencem todas as etapas, não apenas de terem a oportunidade de cursar uma faculdade, mas depois obterem uma inserção profissional satisfatória, compatível com os anos de investimentos feitos em estudo. Essa é uma realidade que mostra o quanto temos que avançar, para garantir uma educação de qualidade para todos, especialmente no nível superior.
Preparar os jovens para o mercado de trabalho é a meta de todo governo que deseja o desenvolvimento do país, assim como fizeram outras nações que entenderam que só há verdadeiro desenvolvimento quando houver investimento na educação. Para isso, é preciso preparar bons professores, e oferecer condições de trabalho que permitam uma maior motivação e valorização profissional. E ainda dotar o sistema de ensino de mecanismos que estimulem os bons alunos, sem levar em conta sua condição social, pois às vezes estudantes muito inteligentes são vencidos pelas dificuldades financeiras e são forçados a terem de ir trabalhar em outras áreas, com remunerações baixas, porque não foi possível prosseguir nos estudos.
Quando os pais apoiam e ajudam seus filhos a vencer tais dificuldades, os resultados são melhores, mas boa parte sofre a desigualdade de oportunidades e não dão conta de superar os problemas. Por isso, seria muito importante que em nosso sistema de ensino, principalmente na rede pública, houvesse meios de valorizar e premiar todos os bons alunos, para que eles tenham condições de desenvolver o potencial, podendo estudar e se especializar, para obterem a chance de trabalhar com competência em suas áreas. Isso sim seria uma grande iniciativa social, com resultados que trariam benefícios concretos, melhorando assim as condições para que um número maior de jovens tenham acesso ao ensino superior.
O Brasil é ainda um país de jovens, que são a nossa maior riqueza. Nesse sentido, temos que dar apoio a todos os esforços que visem estimulá-los ao estudo, em todas as fases, de modo especial no ensino superior, pois é assim que garantiremos o desenvolvimento nacional capaz de nos colocar entre as grandes potências do mundo.




