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Empreendedorismo: captação de recursos para Instituições de Ensino Superior (IES)

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12/02/2015 05:05:10

Bruno Silva Portal Administradores, publicado em 24 de janeiro de 2015 *** A importância dos antigos alunos é relevante em toda a atividade de desenvolvimento, estabelecimento de parcerias e especialmente na captação de recursos para campanhas de capital ou de manutenção das instituições de ensino superior. Por exemplo, a criação de associações de ex-alunos podem representar o maior patrimônio que uma instituição de ensino pode ter. Uma vez identificados os doadores, pode ser feita uma pesquisa e realizar uma avaliação. Eles começam, então, a ser preparados e, sem se darem conta, poderão se envolver com a causa. A seguir, há alguns fatos que podem evidenciar o sucesso da captação de recurso para educação superior: 1. Convidar para investir na causa, através de parcerias com alunos e ex-alunos; 2. Mencionar que os resultados são a médio e longo prazo. Desse modo, o reconhecimento de pessoas que doaram pode ajudar, pois pode dar visibilidade à causa e ao doador, assim, estimular outros a doarem; 3. Agir com transparência. Assim, o doador deverá ser informado de como foram aplicadas suas contribuições e entre outros. Há alguns critérios que podem ser utilizados pelas instituições para promover um programa de relacionamentos com seus alunos: 1. Elaborar um site exclusivo para os ex-alunos possam acessá-lo para recebimento de informações diversas e com assuntos de seu interesse; 2. Incentivar que os ex-alunos mantenham os dados sempre atualizados; 3. Por meio dessa comunicação virtual (email e internet), efetuar a divulgação de projetos, cursos de aperfeiçoamento profissional e outros; 4. Criar um programa na internet que possibilite ao antigo aluno conseguir ou procurar empregos nas empresas parceiras da instituição de ensino; Captação de recursos através de doações No Brasil, ao contrário dos países desenvolvidos, a quantidade de profissionais especializados (fundraiser) em fundraising (captação de recursos) ainda é muito pequena, além de haver reduzido números de livros sobre o tema em língua portuguesa. Esses especialistas são responsáveis em desenvolver técnicas e métodos criativos para levantar recursos financeiros para a sustentabilidade institucional, através de um conjunto de estratégias e procedimentos. Folders, folhetos ou catálogos são alguns dos instrumentos utilizados com esse propósito. Normalmente são elaborados de modo a informar com clareza o que será feito com os recursos. Os doadores são mantidos informados sobre as atividades da instituição favorecida, que lhes envia frequentemente relatórios financeiros sobre suas atividades e principalmente, sobre os resultados dos projetos em andamento e os daqueles já concluídos. O método para captar recursos através de doações costuma apresentar duas facetas: conteúdo e forma. Normalmente, o conteúdo é a informação que se pretende passar, já a forma é como se pode passar a informação. A forma de apresentar uma causa, se criativa, poderá apresentar bons resultados na captação de recursos. Atingir esse objetivo é necessário seguir essas etapas: 1. Identificação e classificação do potencial doador; 2. Avaliação e capacidade de contribuição, dimensionando o que pode receber; 3. Preservação do relacionamento com doador/motivo em potencial, através de convites para palestras e solenidades; informações sobre os projetos da instituição; 4. Realizar convites para investir na causa 5. Agradecimento pela contribuição; 6. Reconhecimento pela contribuição; e por fim, 7. Prestação de contas. A motivação pode ser considerada o principal fator que leva uma pessoa a adotar uma causa relacionada com uma instituição de ensino superior ou não, contribuindo para ela com doações em dinheiro, bens ou trabalhando como voluntária. Esse é apenas um dos exemplos. Há outros fatores que levam o individuo a doar como convicções religiosas, sentimento de culpa, isenção de impostos e dentre outros motivos. A cultura doadora pode ser estimulada, desde que deixe explícito que os resultados que poderão vir médio e longo prazo  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

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Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

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