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O papel do professor na aprendizagem

Valmor Bolan

Professor da Unisa e ex-reitor e dirigente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
Doutor em Sociologia e especialista em Gestão Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI), sediada em Montreal, Canadá

16/07/2015 04:01:30

Valmor BolanValmor Bolan Doutor em Sociologia Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC *** O processo educacional ocorre por etapas, numa aquisição lenta, de cada dia, a partir de toda experiência vivida, a começar de casa. Por isso o ambiente influi sim no desenvolvimento das capacidades intelectivas, mas não é totalmente determinante, porque cada pessoa reage diferente das influências recebidas, daí a originalidade e criatividade de cada um no processo. Muitos estudos têm sido feitos para aprofundar as pesquisas nessa questão, com contribuições de todos os setores do conhecimento humano, que cada dia se enriquece com novas descobertas. Não há consenso entre os teóricos do assunto, especialmente nos trabalhos acadêmicos. Há diferenças conceituais quanto às epistemologias no campo psicológico e pedagógico. Diversas teorias foram desenvolvidas (Behaviorismo, Construtivismo, Cognitivismo, entre outras), mas ainda permanece em aberto para novos estudos, a partir do resultado também de muitas experiências feitas, que apresentam dados novos para reflexão. Como explica Renata Gonçalves, "a Psicologia da Aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados." E acrescenta que "o papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para ocorrência de interações professor-aluno-objeto de estudo, que levem à apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Estas considerações, em conjunto, têm sérias implicações para a educação: procede-se, na aprendizagem, do social para o individual, através de sucessivos estágios de internalização, com o auxílio de adultos ou de companheiros mais experientes." Por isso que, mesmo com todo avanço tecnológico, as possibilidades de interação, inclusive virtual, com o ensino à distância, o papel do professor continuará sendo decisivo no processo da "aquisição do saber", um saber que não é apenas informação, mas conhecimento, experiência, vivência, capacidade de respostas aos desafios da vida, no dia-a-dia. O papel do professor continuará sendo a de um educador por excelência e não apenas um dador de aulas, um técnico na transmissão de informações, porque, o professor é mais do que isso, mas é chamado a transmitir valores de vida. A informação faz parte desse processo, para que o aluno consiga pensar a realidade, fazer as conexões dos dados existentes da sua realidade. O professor desempenhará bem o seu papel, na medida em que conjugar a transmissão de informação com os valores da vida, motivando o aluno a querer saber mais, a se interessar pelas coisas, a se aprofundar, a ler, a conversar, a buscar conhecer mais e assim alcançar a maturidade intelectual e sensitiva. O professor será sempre um guardião do conhecimento e da vida, quando esse papel for cumprido como um sentido de missão, a de forjar pessoas amadurecidas, de boas iniciativas.  

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