ChatGPT: coibir ou estimular?

Espaço destinado à atualização periódica de tecnologias nacionais e internacionais que podem impactar o segmento educacional e, portanto, subsidiar gestores das instituições de ensino para que sejam capazes de agir proativamente olhando para essas tendências.

07/02/2023 | 2665

ChatGPT: coibir ou estimular?

Por: Carmen Tavares*

No dia 6 de janeiro de 2023 as escolas públicas de Nova York proibiram o acesso ao chatGPT pelas redes de internet internas.  Compreendo que escolas e universidades se sintam reféns de novas tecnologias, mas o olhar mais sereno com as inovações tecnológicas pode gerar estratégias benéficas para as instituições de ensino, por exemplo, trazer as reflexões sobre as inovações para dentro de sala de aula e isso inclui o chatGPT, tratando a tecnologia não apenas como instrumento, mas também como objeto de estudo.

Li uma publicação recente, da qual não me recordo o nome da autora, mas que me chamou a atenção por afirmar que pesquisa e inovação responsável na educação deve provocar o uso do chatGPT a favor do letramento científico e tecnológico. Nesse sentido, a OpenAI tem colaborado com universidades de renome em pesquisas sobre melhorias no uso do ChatGPT e outros modelos de linguagem. Essas colaborações têm levado a avanços significativos na compreensão da linguagem humana e ao desenvolvimento de tecnologias ainda mais avançadas. Alguns exemplos de universidades com as quais a OpenAI tem colaborado incluem a Universidade de Stanford, a Universidade de Berkeley e a Universidade de Massachusetts. Estas colaborações têm sido importantes para garantir que o ChatGPT continue a evoluir e a se adaptar às necessidades dos usuários, mas também garantir o melhor uso pela comunidade acadêmica.

As universidades podem ser impactadas pelo uso de modelos de linguagem como o ChatGPT de várias maneiras, tanto positivamente, quanto negativamente. Alguns desses impactos incluem:

Alguns impactos positivos:

  • Auxílio na pesquisa: os modelos de linguagem como o ChatGPT podem ser utilizados para análise de dados em texto, o que pode ser útil para pesquisas em diversas áreas, incluindo linguística, sociologia e ciências da computação.
  • Melhora na eficiência do ensino: os modelos de linguagem podem ser usados para criar chatbots educacionais, que podem fornecer informações e responder a perguntas de alunos de forma mais eficiente e acessível do que um professor humano.

Alguns impactos negativos:

  • Desafio para a empregabilidade: o uso de modelos de linguagem em tarefas antes realizadas por seres humanos pode levar a uma redução na demanda por mão de obra humana em determinadas áreas.
  • Desafio para a ética e privacidade: o uso de modelos de linguagem em contextos acadêmicos pode levantar questões éticas sobre o uso e armazenamento de dados pessoais. Além disso, modelos de linguagem como o ChatGPT foram treinados em grandes quantidades de dados da internet, o que pode incluir informações inapropriadas ou ofensivas.

Em resumo, o uso de modelos de linguagem como o ChatGPT pode ter impactos tanto positivos quanto negativos nas universidades, dependendo de como eles são utilizados. É importante considerar cuidadosamente esses impactos e desenvolver estratégias para o uso benéfico da tecnologia.

 

*Carmen Tavares é Gestora Educacional e de Inovação com 28 anos de experiência no mercado educacional privado brasileiro em instituições de diversos portes e regiões

Curtir:

Compartilhar:

Carmen Tavares

Gestora educacional e de inovação com 28 anos de experiência em instituições de diversos portes e regiões, com considerável bagagem na construção de políticas para cooperação intersetorial, planejamento e gestão no ensino privado tanto na modalidade presencial quanto EAD. Atuou também como executiva em Educação Corporativa e gestora em instituições do Terceiro Setor. É mestre em Gestão da Inovação pela FEI/SP, com área de pesquisa em Capacidades Organizacionais, Sustentabilidade e Marketing. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e graduada em Pedagogia pela UEMG.

contato@proinnovare.com.br - www.proinnovare.com.br