038/2016 Brasília, 04 de novembro de 2016
A ABMES encaminha para conhecimento de todos comunicado disparado pelo Inep acerca da discussão sobre o novo sistema de coleta de dados do Censo – Censup 2017. As IES interessadas em enviar contribuições devem preencher formulário eletrônicoaté o dia 11/11/2016, conforme instruções que se seguem.
Prezado(a) Pesquisador(a) Institucional, boa tarde!
Nos dias 23 e 24 de Novembro, ocorrerá o VI Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (VI ENCES). Durante o encontro, será reservado um momento para a discussão do novo sistema de coleta de dados do Censo – Censup 2017. O objetivo é, em conjunto com a equipe da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações, apresentar o escopo inicial do projeto e depois abrir para discussão com vocês, Pesquisadores Institucionais, por serem os usuários finais do sistema.
A fim de tornar a discussão mais proveitosa, gostaríamos de contar com a sua colaboração e, caso haja alguma sugestões de melhoria, solicitamos que estas contribuições sejam preenchidas no formulário eletrônico, disponível no link: https://goo.gl/forms/u1OLjKE5TyxJnxJP2 até o dia 11/11/2016. Assim, poderemos analisar as sugestões e organizá-las por categoria, e com isso acreditamos que um maior número de sugestões possa ser discutido durante o evento.
Este evento terá transmissão simultânea e, posteriormente, as gravações serão disponibilizadas aos usuários. Maiores informações sobre como acessar o link da transmissão e/ou as gravações do evento serão fornecidas posteriormente.
Mesmo que sua IES não tenha sido convidada e/ou não possa participar do evento, as considerações podem ser encaminhadas por e-mail.
A sua participação, no envio das sugestões de melhorias, será muito importante para ajudar a definir quais melhorias poderão ser implementadas no novo sistema de coleta de dados.
Desde já agradecemos a colaboração!
Atenciosamente,
COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Setor de Indústrias Gráficas Quadra 04, Lote 327, Edifício sede do Inep
CEP 70.610-908 - Brasília – DF (61) 2022- 3118 / 3124 / 3128 / 3130
Gazeta Online: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, explica que o aumento expressivo do ensino a distância é uma tendência mundial
Estadão: Matéria aponta que, em 2017, a EAD passou a atender 21,2% dos graduandos do país. O texto traz fala do diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, afirmando que esse crescimento apenas posterga o problema de expansão do ensino superior
Dados são do Censo da Educação Superior divulgados pelo governo nesta quinta-feira
País não retoma patamar pré-crise; ensino presencial segue estagnado
Juntos, respondem por 27,4% das matrículas no ensino superior
G1: Dados do Censo da Educação Superior 2017 divulgados nesta quinta-feira (20) mostram que, entre 2016 e 2017, o número de alunos de EAD cresceu 17,6%