Educação Superior Comentada | Ilegalidade da modificação da regra de isenção de impostos no PROUNI

Ano 1 • Nº 36 • De 5 a 11 de novembro de 2013

A Coluna Educação Superior Comentada desta semana aponta para a ilegalidade da modificação da regra de limitação da isenção de impostos decorrentes da adesão ao PROUNI para os termos anteriores à alteração

11/11/2013 | Por: Gustavo Fagundes | 4903

ILEGALIDADE DA MODIFICAÇÃO DA REGRA DE ISENÇÃO DE IMPOSTOS NO PROUNI

O Programa Universidade Para Todos – PROUNI, destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos, foi criado pela Lei nº 11.096/2005, a partir da conversão da Medida Provisória nº 213/2004.

Ao criar o referido programa, a norma legal em comento assegurou às instituições que aderissem ao PROUNI a isenção dos impostos expressamente elencados em seu artigo 8º, nos seguintes termos:

 

“Art. 8º A instituição que aderir ao Prouni ficará isenta dos seguintes impostos e contribuições no período de vigência do termo de adesão:

I - Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas;

II - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, instituída pela Lei nº 7.689, de 15 de dezembro de 1988;

III - Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social, instituída pela Lei Complementar nº 70, de 30 de dezembro de 1991; e

IV - Contribuição para o Programa de Integração Social, instituída pela Lei Complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970.”

 

Verifica-se, portanto, que a isenção inicialmente concedida não contava com nenhum tipo de condicionante, bastando, para seu gozo, que a instituição firmasse sua adesão ao PROUNI e assegurasse, regularmente, a oferta da quantidade de bolsas integrais e parciais apurada na forma da norma legal em comento.

Impositivo registrar que, segundo disposto no próprio texto legal, a adesão ao PROUNI possui validade de 10 (dez) anos, segundo expressamente contido no parágrafo 1º do artigo 5º da referida lei:

 

“Art. 5º A instituição privada de ensino superior, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos não beneficente, poderá aderir ao Prouni mediante assinatura de termo de adesão, cumprindo-lhe oferecer, no mínimo, 1 (uma) bolsa integral para o equivalente a 10,7 (dez inteiros e sete décimos) estudantes regularmente pagantes e devidamente matriculados ao final do correspondente período letivo anterior, conforme regulamento a ser estabelecido pelo Ministério da Educação, excluído o número correspondente a bolsas integrais concedidas pelo Prouni ou pela própria instituição, em cursos efetivamente nela instalados.

 

 

§ 1º O termo de adesão terá prazo de vigência de 10 (dez) anos, contado da data de sua assinatura, renovável por iguais períodos e observado o disposto nesta Lei.”

 

Destarte, absolutamente inequívoca a premissa de que todas as instituições que tenham feito validamente sua adesão ao Programa Universidade Para Todos – PROUNI – tinham assegurada a isenção dos impostos mencionados no artigo 8º da Lei nº 11.096/2005, durante o prazo de vigência de seu termo de adesão, desde, é claro, que oferta a quantidade correta de bolsas integrais e parciais prevista.

Ocorre que, segundo tem sido lamentável rotina, a regra do jogo foi abruptamente alterada no decorrer do mesmo, porquanto a Lei nº 12.431/2011, em seu artigo 26, acrescentou ao artigo 8º da Lei do PROUNI (Lei nº 11.096/2005) dispositivo estabelecendo a proporcionalidade da isenção de impostos, com a inclusão do § 3º, nos seguintes termos:

 

“Art. 8o A instituição que aderir ao Prouni ficará isenta dos seguintes impostos e contribuições no período de vigência do termo de adesão:

 

.....

§ 3o A isenção de que trata este artigo será calculada na proporção da ocupação efetiva das bolsas devidas.”

 

Evidentemente, por uma óbvia questão de irretroatividade das normas legais, a alteração na regra de alcance da isenção decorrente da adesão ao PROUNI somente poderia afetar os termos de adesão celebrados a partir da vigência da Lei nº 12.431/2011, ou seja, firmados depois de 29.6.2011, considerada a data de republicação do texto legal.

Todas as instituições cujos termos de adesão tenham sido celebrados anteriormente a esta data, portanto, fazem jus, até o término da vigência dos mesmos, à isenção total dos impostos previstos no artigo 8º da Lei nº 11.096/2005, desde, evidentemente, que assegurar a oferta regular da quantidade de bolsas integrais e parciais devidas.

Contudo, mais uma vez o Poder Público tenta impor à força a aplicação imediata da previsão de proporcionalidade na isenção legal a todas as instituições participantes do PROUNI, mesmo àquelas cujos termos de adesão sejam anteriores à modificação do regramento legal, o que, repita-se, é absolutamente ilegítimo.

 

?

Qualquer crítica, dúvida ou correções, por favor, entre em contato com a Coluna Educação Superior Comentada, por Gustavo Fagundes, que também está à disposição para sugestão de temas a serem tratados nas próximas edições. 


Conteúdo Relacionado

Notícias

Aprovados no Prouni têm até esta sexta-feira (23) para comprovar informações e garantir vaga

Lista de documentos pode variar em cada universidade. Programa seleciona bolsistas para universidades particulares. São ofertadas 242.987 bolsas de estudo em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais

Prazo para inscrição no ProUni termina nesta sexta-feira

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica