Para se adequar às necessidades do mercado, o modelo educacional brasileiro precisa de importantes ajustes e modernizações. Alguns conceitos como a sala de aula invertida, o ensino híbrido e as metodologias ativas de aprendizagem estão revolucionando a educação superior nas melhores universidades do mundo. Estes modelos quebram a prevalência absoluta da aula expositiva e introduzem elementos inovadores que melhoram a performance, o engajamento e a satisfação dos alunos, melhorando os índices de evasão e de reprovação.
Neste curso será abordada uma das metodologias ativas mais inovadoras do mundo: a Peer Instruction, que representa uma revolução das metodologias ativas de aprendizagem. Criada na Universidade de Harvard pelo prof. Eric Mazur, a Peer Instruction estabelece o modelo Just in Time (JIT), trabalhando a resolução de problemas reais em sala de aula e permitindo que os alunos desenvolvam sua capacidade de argumentação por meio de testes conceituais e discussão com os colegas. A metodologia favorece a inovação e inverte a lógica da sala de aula.
Pela simplicidade e facilidade de aplicação, é altamente recomendável a adoção deste modelo como ferramenta de aprendizagem em qualquer área de ensino. O objetivo é compartilhar conhecimento e mostrar a evolução da aprendizagem do aluno em tempo real.
Objetivos
Conteúdo
Módulo 1 - Ensino híbrido e sala de aula invertida
Módulo 2 – Apresentação: o que é Peer instruction e como ela funciona
Módulo 3 – Teste conceitual sobre a metodologia Peer instruction
Módulo 4 – Interação e feedback sobre a Peer instruction
Metodologia
*A ABMES possui parceria com hotéis próximo à sede da Associação. Clique aqui e confira.
Público-alvo
Mantenedores, reitores, pró-reitores acadêmicos, diretores, coordenadores, procuradores institucionais, docentes, tutores online e presenciais e profissionais da educação superior
Carga horária: 30h (25 horas online e 5 horas presenciais)
Certificado
O certificado de formação será emitido pela ABMES, mediante participação nas atividades.
Cronograma
19/08 |
Início do curso |
20/08 a 04/09 - horário livre, a critério do aluno
|
Módulos 1 e 2 |
22/08 - de 15h a 17h |
Hangout para atividade prática |
23/08 a 27/08 - aberto durante todos os cinco dias, sem restrição de horário
|
Fórum de discussão 1 |
05/09 a 12/09 - horário livre, a critério do aluno
|
Módulos 3 e 4 |
13/09 a 19/09 - aberto durante todos os sete dias, sem restrição de horário
|
Fórum de discussão 2 |
20/09 - de 9h a 17h |
Encerramento do curso com encontro presencial na sede da ABMES, em Brasília/DF |
Instrutor
* Gustavo Hoffmann - Diretor do Grupo A Educação e articulista da Revista Linha Direta. É Fellow pela universidade de Harvard (LASPAU), onde estudou metodologias ativas de aprendizagem (Active Learning), ensino híbrido (Blended Learning) e sala de aula invertida (Flipped Classroom). Foi diretor de Inovação e Internacionalização do Grupo Anima Educação e diretor Acadêmico e de EAD do Grupo Alis Educacional. Atuou também como diretor acadêmico, diretor de Pós-graduação, diretor de EAD e diretor de Negócios da Kroton Educacional. Estruturou programas de ensino híbrido com uso de metodologias ativas de aprendizagem em dezenas de IES no Brasil e no México. Compôs o Comitê de Especialistas do Horizon Project - New Media Consortium e faz parte do Comitê Gestor do Consórcio STHEM Brasil, projeto que capacita professores para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Participou de visitas e programas de intercâmbio acadêmico em Stanford, Harvard, MIT, Arizona State University, New York State University, UC Berkeley, Indian Institute of Technology, National University of Singapore, entre outras.
Investimento
Regular |
Associado ABMES |
R$ 499,00 |
Não associado |
R$ 999,00 |
Com início em 19 de agosto, o curso híbrido da ABMES abordará uma das metodologias ativas que está revolucionando a educação em todo o mundo: a Peer Instruction, modelo criado na Harvard University.
Este será o primeiro curso livre ofertado no Brasil com uso de metodologias ativas online e aplicação da sala de aula invertida com uma oficina presencial de Peer Instruction, que será realizada em Brasília/DF, na sede da ABMES, 100% hands on
Realizado no modelo híbrido, com aulas online e encontro presencial, o curso da ABMES abordará uma das metodologias ativas mais inovadoras do mundo: a Peer Instruction, que representa uma revolução das metodologias ativas de aprendizagem
Gustavo Hoffmann, diretor do Grupo A Educação e Fellow pela universidade de Harvard (LASPAU), explica um pouco mais sobre algumas metodologias ativas que estão revolucionando a educação no mundo todo e serão abordadas no curso da ABMES. Confira!
Simone Silva
Coordenadora de Relacionamento
(61) 3322-3252 Ramal 201