Revista Estudos nº 40

Erros e Acertos da Avaliação Educacional no Brasil

A revista Estudos 40 reúne os textos apresentados no seminário Erros e acertos da avaliação educacional no Brasil, acompanhados de documento conclusivo com propostas concretas capazes de oferecer subsídios às mudanças no modelo de avaliação atual e de orientar o setor privado na defesa de uma política para a educação superior.


Sumário

  1. Apresentação
  2. Olhares sobre os sistemas de avaliação no mundo em geral e sobre o modelo brasileiro em particular
  3. Avaliação do ensino superior e limites da atuação do Poder Público
  4. Debates
  5. Análise crítica do modelo de avaliação brasileiro tendo como referência os princípios do Sinaes e o uso da avaliação para a regulação
  6. Desconstrução das fórmulas do IGC e do CPC e demonstração da inconsistência dos índices no processo de avaliação
  7. Debates
  8. É possível avaliar a aprendizagem com o “modelo Enade”?
  9. Debates
  10. Apresentação das conclusões do seminário e da estrutura do Relatório Final
  11. Diagnósticos e propostas para a avaliação educacional no Brasil – Relatório Final
  12. Normas para apresentação de originais


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Editora

Revista Estudos nº 41

Criada em 1982, a Revista Estudos, de conteúdo temático, tem como objetivo reunir trabalhos sobre grandes temas educacionais, elaborados por profissionais reconhecidos nacionalmente, como subsídio ao aprofundamento de debates e de reflexões das instituições de ensino superior. A edição de nº 41 traz um diagnóstico das pequenas e médias instituições de ensino superior.