ABMES 35 anos

Memorial Comemorativo

Guiada pelos objetivos estabelecidos na época de sua fundação, em 1982, e pelas contínuas e desafiadoras mudanças ocorridas ao longo dos anos nos contextos educacional, social, econômico e político do país, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) tem desempenhado seu papel com firmeza, audácia e obstinação, sendo hoje, reconhecidamente, a maior entidade representativa da educação superior particular no Brasil.

Pelo relevante histórico desses 35 anos da entidade e pela relação estabelecida com a imprensa, em especial nos últimos cinco anos, a ABMES hoje representa a voz do setor. Figura nas principais notícias sobre educação superior e presta significativos esclarecimentos à mídia e à sociedade, notadamente sobre a expressiva primazia do segmento particular e sua indispensável contribuição na formação de recursos humanos e no crescimento do país.

A presente publicação foi composta por muitas mãos. A começar pelas dos fundadores, que deram início a toda essa história. Passando pelos esforços de seus competentes dirigentes, que guiam a ABMES a agir com perspicácia em cada momento nas frentes necessárias, de acordo com as premências do setor e do país. Sem contar com o trabalho de todos os colaboradores, parceiros, consultores, estudiosos e profissionais que contribuíram de diversas maneiras para a consolidação de nossa entidade.


Sumário

  1. ABMES: 35 anos de bons serviços
  2. prestados ao ensino superior brasileiro
  3. Galeria dos presidentes
  4. Gestão 2016-2019
  5. Depoimentos
  6. Fundadores
  7. Mantenedoras associadas
  8. Identidade visual
  9. Principais ações, projetos e prêmios
  10. Publicações
  11. Sede própria