Pensando em ajudar pessoas de baixa renda e microempresários na organização de despesas, um grupo de universitários de Vitória desenvolveu projeto de educação financeira. O plano ganhou as escolas para orientar os estudantes sobre a importância da organização financeira.
O projeto Educação Financeira para Comunidades foi iniciado em 2008, época em que a crise financeira mundial provocou incertezas sobre os rumos da economia, inclusive a brasileira.
Estudantes de administração da Faculdade Doctum elaboraram cartilhas com dicas e simulações de situações cotidianas, além de oferecerem palestras incentivando a redução de gastos, o uso consciente do cartão de crédito, o planejamento e a poupança.
A partir de 2012 as crianças foram incluídas no projeto e os universitários começaram a visitar escolas públicas e privadas. Para um público na faixa etária entre 8 e 12 anos, o controle dos gastos é ensinado com o uso de brinquedos e dinheiro de papel.
“O grande problema da educação financeira é a mudança de hábito, e isso só ocorre com muita persistência. Vemos muita carência desse assunto na grade curricular das escolas. Só temos matérias tradicionais e não temos as [matérias] ligadas à sustentabilidade, que abrangeria a parte financeira e a ambiental”, disse o coordenador do projeto, professor Paulo Cezar Ribeiro.
A iniciativa dos estudantes de administração foi reconhecida com a menção honrosa na 21° edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, entregue hoje (2) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).