Detalhe

Livro O Tripé da Educação a Distância será lançado durante seminário da ABMES

14/10/2015 | Por: ABMES | 3435

O livro O Tripé da Educação a Distância constitui uma forma de dar corpo à inegável realidade da expansão da Educação a Distância (EaD), designadamente no Brasil, país, que pelas suas características e dimensão, em muito poderá contribuir para a qualificação de jovens e adultos em diferentes áreas de conhecimento e de atuação profissional.

Neste contexto, as variadas abordagens que os autores reuniram neste livro vão além desse crescimento da EaD, espelham a preocupação em na evolução de forma crítica e refletida, procurando provocar o debate sobre um conjunto de questões primordiais no desenvolvimento da EaD, como a docência e o discente na perspectiva da aprendizagem online, perpassando pelas políticas públicas para a educação superior a distância. 

A obra traz uma reflexão aprofundada sobre os temas em análise, beneficiando as pesquisas realizadas pelos autores e o saber construído por meio da sua assinalável experiência na EaD em universidades e em outros organismos no Brasil.


Prefaciado por Paulo Barone e Ronaldo Mota

Prefaciado pelo conselheiro Paulo Barone (Conselho Nacional de Educação) e pelo Dr. Ronaldo Mota, pesquisador do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o livro compartilha com o leitor refl­exões e experiências resultantes de sua atuação na formulação, na gestão, na regulação e no debate acadêmico da área.

“As possibilidades geradas pelos recursos disponíveis estão transformando as formas de aprender, acompanhando transformações sociais mais amplas e, em especial, os hábitos culturais das novas gerações de estudantes”, enfatizou Barone.

Sobre a obra, Ronaldo Mota destacou que “há que estarmos preparados para um mundo educacional onde a clássica separação entre modalidades presencial e a distância fará parte de um passado distante. A obra contribui para demandas por uma educação híbrida, exivel, ao longo da vida e compatível com o mundo contemporâneo.”


Sobre os autores

Carina Maria Terra Alves

Doutoranda em Educação a Distância e E-learning pela UAb de Lisboa – Portugal, reconhecimento internacional de habilitações número 009406. Mestre pela Universidade de São Paulo (USP). Psicopedagoga pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMRP). Graduada em Pedagogia e Educação Física. Em 2010, compôs o Banco de Avaliadores do Ministério de Educação e Cultura do Brasil (MEC) para cursos e instituição na oferta de Educação a Distância. Já atuou, na área de docência, autoria, coordenação de cursos de graduação e pós-graduação presencial e à distância de IES privada. Atualmente é Diretora de Inovações e Educação à Distância na Monte Verde Educacional.

Endereço para acessar este CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228505P1

E-mail: carina.alves@mveducacional.com.br ou carinat.alves@gmail.com


Rosana Amaro

Graduação em Educação Física e Pedagogia. Especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília (CEaD/UnB). Mestrado em Educação pela UnB. Doutoranda em Educação (UnB) na linha de Pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação, com projeto de pesquisa na temática “Docência Online”. Atualmente é professora substituta da Faculdade de Educação Física (FEF) UnB. Professora revisora e supervisora na Licenciatura em Educação Física a distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UnB. Atua na área de educação a distância, especificamente no planejamento e organização de curso, tutoria a distância e na formação de professores e tutores.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2115628707082041

E-mail: rosanaead@unb.br


Rubens de Oliveira Martins

Possui graduação em Ciências Sociais pela USP (1991), graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1987), mestrado em Sociologia pela USP (1997) e doutorado em Sociologia pela UnB (2004). Atuou entre 1997 e 2008 como assessor e coordenador geral na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em 2009, foi Subsecretário de Gestão Pedagógica e Inclusão Educacional na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Foi professor das Faculdades Integradas da União Pioneira da Integração Social (Upis)- DF (1998 – 2013).  Entre 2009 e 2012 foi assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, políticas de educação superior, diretrizes curriculares, política de educação superior e recursos humanos em áreas e profissões estratégicas. Atualmente é assessor do Gabinete da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC).

Endereço para acessar este CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790534H9


Welinton Baxto

Doutorado em andamento em Educação (Área: Educação, Tecnologia e Comunicação - ETEC). Mestre em Educação (Área: ETEC). Especialista em EaD. Licenciado: Ciências; Biologia e Pedagogia. Atuação Profissional: Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) de nível superior no MEC, experiência em coordenação, assessoramento, gerenciamento e supervisão de programas e projetos educacionais nas Secretarias: de Educação a Distância (SEED), de Educação Básica (SEB), de Educação Superior (SESu), SERES e Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), todos vinculados ao MEC.

Endereço para acessar este CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293932P6


Conteúdo Relacionado