Detalhe

Base Nacional Comum recebeu mais de 12 milhões de contribuições

18/03/2016 | Por: O Globo | 1549
Freepik

A Base Nacional Comum Curricular recebeu mais de 12 milhões de contribuições, segundo o Ministério da Educação (Mec) . A consulta pública organizada pelo órgão foi encerrada na última terça-feira e teve metade das colaborações vinda de escolas do país. Ao todo, 45 mil escolas participaram com sugestões.

- Essa é uma participação muito expressiva. Eu não tenho notícias de uma consulta pública que tenha mobilizado de forma tão intensa, de forma tão abrangente, a sociedade brasileira, os profissionais da educação e também as comunidades escolares em todo o país- afirmou o secretário de Educação Básica do Mec, Manuel Palácios.

O objetivo do documento é determinar, pela primeira vez, de forma clara e precisa, o que se espera que o aluno aprenda em cada nível de ensino básico. Estima-se que essa base representará algo em torno de 60% do conteúdo que as 190 mil escolas do país (públicas e particulares) deverão passar aos estudantes. Atualmente, o ministério estipula apenas parâmetros de ensino que os colégios não têm a obrigação de seguir.

Segundo o Mec, foram mais de 300 mil cadastros no site da consulta pública, desses 207 mil eram professores. No dia 15 de abril, o Ministério divulgará a segunda versão da Base Nacional Comum, que será discutida novamente com a sociedade civil. Em junho será apresentada a versão final do documento.

- Se nós fizermos a soma das contribuições coletivas com a participação individual de professores, nós devemos estar muito próximos da participação de 1 milhão de professores- disse Palácios, completando: Agora em 15 de abril nós queremos dar a público a segunda versão da proposta de Base Nacional Comum. Ainda será uma proposta preliminar, que vai a debate nos estados brasileiros, pra que a gente chegue em junho com um desenho que represente uma grande convergência de todos que lidam com educação básica no país.


Clique e veja matéria original


Conteúdo Relacionado

Notícias

Crianças terão acesso mais cedo a conteúdos de português e matemática

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, até o 2º ano do ensino fundamental, geralmente aos 7 anos, os estudantes deverão ser capazes de ler e escrever