Detalhe

Mendonça Filho (DEM), ministro da Educação e Cultura do governo Temer

12/05/2016 | Por: G1 | 2851

O novo ministro da Educação e Cultura, o deputado federal José Mendonça Bezerra Filho (DEM-PE), já governou o estado de Pernambuco e foi o responsável pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reeleição.

Nascido no Recife, Mendoncinha, como é conhecido, viveu boa parte da juventude em Belo Jardim, terra de sua família. Cresceu no meio político. O pai dele, José Mendonça Bezerra, já falecido, foi deputado federal por mais de 20 anos, em partidos como PDS e PFL.

Uma das referências nacionais do DEM hoje, o político tem como principais capítulos no currículo as passagens como governador de Pernambuco (2005 e 2006), quando substituiu Jarbas Vasconcelos (PMDB), que saiu para concorrer ao Senado, e como vice-governador por 7 anos na mesma chapa (1999 a 2005). 

Ficou conhecido também por ser o autor da PEC (proposta de emenda constitucional) que instituiu a reeleição para cargos do Executivo, inclusive presidente da República, a partir de 1998, o que permitiu que Fernando Henrique Cardoso e depois Lula e Dilma tivessem um segundo mandato consecutivo.

Também consolidou uma posição de destaque ao desempenhar papel de líder da oposição na Câmara dos Deputados durante o processo de impeachment, atuando com uma espécie de porta-voz do bloco de oposição.

Em razão disso, virou alvo de integrantes da base governista e de sindicatos. Chegou a ser vaiado e hostilizado no Aeroporto Internacional do Recife, após a votação do impeachment na Câmara, no dia 17 de abril.

Mendonça Filho é formado em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco. Fez também um curso de Gestão Pública pela Kennedy School, da Universidade de Harvard (EUA).

Herdeiro de agroindústrias, comandou a Associação Avícola de Pernambuco (1987-1989).

Família
Aos 49 anos, casado com Taciana Villaça, filha do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Marcos Vinicius Villaça, tem três filhos: José, Ilana e Vinícius.

Tem quatro irmãos, e não é o único político entre eles. Uma das irmãs é a ex-secretária de Turismo, Cultura e Paisagismo de Belo Jardim (PE) Andrea Mendonça (DEM-PE). É ainda cunhado do deputado federal Augusto Coutinho (SD-PE) e primo do prefeito de Belo Jardim, João Mendonça (PSD). Além disso, um dos tios, Édson Moura, fundou a Baterias Automotivas Moura, uma das grandes empresas do estado.

Entrou para a política pouco depois de completar 20 anos. Foi eleito deputado estadual, em 1986 – o mais novo do Brasil na época. Exerceu dois mandatos seguidos na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Durante o segundo governo de Miguel Arraes (1987-1990), Mendonça Filho foi líder da oposição na Alepe. Participou também da elaboração da Constituição estadual.

Atuou como secretário de estado de Agricultura (no governo de Joaquim Francisco – PFL) e chegou à  Câmara dos Deputados, em Brasília, pela primeira vez, em 1995.

Em Brasília, destacou-se como presidente da Comissão Especial de Reforma Política e Eleitoral.

Como vice-governador, teve destaque na coordenação e atração de investimentos e na ampliação e consolidação do Porto de Suape. Foi secretário-executivo do Pacto 21, um conselho formado por empresários, intelectuais e universidades para discutir projetos estruturadores para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco. Coordenou o processo de privatização da Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe).

Derrotas
Candidatou-se a prefeito do Recife na eleição municipal de 2008, ficando em segundo lugar. Voltou a ser candidato na eleição municipal de 2012, ficando em quarto.

Quando era vice-governador, tentou ocupar o cargo de titular do Palácio do Campo das Princesas, disputando a reeleição em 2006. Terminou o primeiro turno com 1,5 milhão de votos, quase 40% do total. No segundo turno, no entanto, perdeu para Eduardo Campos (PSB), que juntou as forças com Humberto Costa (PT), o terceiro colocado no primeiro turno.

 

Clique para ver matéria original


Conteúdo Relacionado

Legislação

DECRETO S/N, DE 09 DE ABRIL DE 2018

Nomeia Rossieli Soares da Silva, para exercer o cargo de Ministro de Estado da Educação, ficando exonerado do que atualmente ocupa.


DECRETO S/N, DE 05 DE ABRIL DE 2018

Exonera, a pedido, José Mendonça Bezerra Filho do cargo de Ministro de Estado da Educação.


DECRETO NOMEAR, DE 12 DE MAIO DE 2016

NOMEAR JOSÉ MENDONÇA BEZERRA FILHO, para exercer o cargo de Ministro de Estado da Educação e Cultura.


Notícias

Governo publica exoneração de sete ministros; saída de Meirelles ainda é incerta

Esta sexta é o prazo máximo para que ocupantes de cargos no Executivo se desincompatibilizem

Durante seminário, ministro debate perspectivas do setor

Ministério da Educação: Mendonça Filho participou na manhã desta terça-feira, 8, na sede da Associação, da abertura do Seminário ABMES 35 anos

Ministro é a favor de regime especial para professores e contra a terceirização

Em março, o Congresso Nacional aprovou a contratação terceirizada de trabalhadores sem restrições em empresas privadas e na administração pública

Governo exonera temporariamente ministros para que votem reforma da Previdência

Exonerações de ministros da Educação, Cidades e Minas e Energia foram publicadas no Diário Oficial desta quarta. Eles têm mandato de deputado e vão atuar na Câmara em favor de reformas propostas pelo governo

Mendonça Filho será ouvido na quarta sobre prioridades do Ministério da Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte agendou para quarta-feira (6), às 9h30min, a primeira audiência pública com o novo ministro da Educação, Mendonça Filho

#ABMESINFORMA

06/01/2017

Balanço da Seres/MEC das ações realizadas ao longo da gestão do Ministro Mendonça Filho

Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) faz balanço das ações realizadas ao longo da gestão do Ministro Mendonça Filho e agradece a parceria estabelecida nesse período com outras unidades do MEC e entidades externas