A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou nesta terça-feira (09/08) o seminário "Os impactos do eSocial: O que muda nas rotinas das IES". O evento aconteceu na sede da Associação, em Brasília/DF, e permitiu que os representantes das instituições de ensino obtivessem mais informações sobre o projeto que irá trazer mudanças significativas na gestão de processos financeiros e de recursos humanos.
O evento foi coordenado pelo diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, que ressaltou as significativas adaptações que precisarão ser feitas nas instituições e a importância de os gestores estarem atentos às novas regras para poderem se programar.
Para apresentar o projeto do governo federal, a ABMES convidou o Coordenador do eSocial para o Ministério do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro e Espírito Santo, João José do Desterro, que falou sobre a aplicabilidade do eSocial. "Produzido desde 2008, o projeto começou com algo modesto, e hoje tem papel importante, unificando o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados", explicou. Ele acredita que o novo sistema tem organizado os dados e encurtado alguns processos nas empresas, que antes precisavam prestar a mesma informação para diversos órgãos.
O evento contou também com a participação de Mardele Eugênia Rezende, gestora de RH e especialista em Direito do Trabalho da Faculdade AAS de Betim/MG. Ela explicou que por muitos anos foram adotados nas empresas, incluindo as instituições de ensino superior, procedimentos burocráticos e muitas vezes manuais. "O programa veio para que as leis trabalhistas tenham um cumprimento efetivo", acrescentou a gestora de RH, concordando que, num primeiro momento, as IES poderão ter dificuldades, mas que a adaptação será necessária. Mardele acredita que esse é um caminho sem volta e ressalta que as instituições precisam se preparar o quanto antes, pois a implantação do eSocial envolve toda uma reestruturação da cultura organizacional.
Participou ainda do evento o diretor do Grupo Marista, André Garcia, que explicou a experiência do grupo educacional, que já vem se preparando há alguns anos para o ambiente do eSocial, e as dificultadas passadas pela instituição. Fechando as exposições, o consultor jurídico da ABMES, José Roberto Covac, reforçou que esse não é um modelo específico para as IES, mas que nesse setor é preciso ter atenção especial em razão do fluxo dos eventos, que acontecem a cada semestre e que envolvem uma grande abrangência em relação aos profissionais e às unidades de uma mesma instituição.
Ao final do seminário, foi realizado um debate com a participação dos representantes das instituições presentes e dos internautas que acompanharam as palestras ao vivo pela ABMES TV (www.abmes.tv.br). A transmissão contou com mais de 500 expectadores de todo o país.