Os coordenadores de cursos de medicina das instituições de educação superior têm novo prazo, agora até as 23h59 de sexta-feira, 23, para fazer a inscrição on-line dos alunos na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). O novo prazo foi estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. As inscrições são de inteira responsabilidade das instituições de ensino.
O exame tem caráter obrigatório para o estudante, cuja regularidade será atestada no diploma. A prova será aplicada em 9 de novembro, às 13h (horário de Brasília), nas próprias instituições de ensino. Nesta primeira edição da Anasem, participarão os estudantes que ingressaram no curso em 2015 (segundo ano). Serão aplicadas 60 questões de múltipla escolha e três discursivas. Apenas o estudante e o coordenador do curso terão acesso ao resultado, que será informado em mensagem eletrônica no e-mail fornecido no ato da inscrição e estará baseado em um dos três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado.
Ao inscrever os estudantes, a instituição deve comunicar a situação de cada um ao Inep — matrícula trancada, aluno transferido ou aluno em atividade acadêmica fora do município, por exemplo. Aqueles que fazem parte do curso e não estiverem na base de dados encaminhada pelo Inep também devem ser inscritos. Os que não puderem realizar a prova, desde que tenham a ausência devidamente justificada, vão poder participar da avaliação no ano seguinte.
O Inep encaminhará a todos os coordenadores dos cursos de medicina um arquivo com o CPF dos alunos que precisam fazer a prova.
A inscrição deve ser feita na página da Anasem na internet. Ela é de responsabilidade das instituições, mas cada estudante pode ter acesso aos dados, após a inscrição, e imprimir o comprovante. Mais informações no endereço eletrônico anasem@inep.gov.br ou pelos telefones: (61) 2022-3420 e 2022-3406.