Em sua 12ª edição, a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular bateu o maior recorde de adesões desde o lançamento do projeto, em 2005. Em 2016, mais de 800 instituições de ensino superior (IES) aderiram à campanha, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), entre os dias 12 e 17 de setembro.
Nesta edição, foram registradas mais de sete mil atividades em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente, com cerca de 900 mil atendimentos pelo país. Confira toda as ações no site responsabilidadesocial.abmes.org.br.
A campanha tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas IES. Participam da ação instituições particulares – associadas ou não à entidade - e públicas, além das vinculadas ao Sistema “S”. As atividades desta edição envolveram aproximadamente 15 mil professores, oito mil técnicos e mais de 252 mil alunos.
As IES que participam da campanha são certificadas com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”. A chancela atesta que a instituição de ensino se preocupa com o bem-estar social e com o desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. Para receber o selo, as instituições participantes cadastraram as ações responsabilidade social no sistema SisDia e comprovam as atividades por meio de fotos e dados estatísticos.
História
Ao longo de 12 anos da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular foram realizados mais de 11,2 milhões de atendimentos à população em 70.650 atividades. Cada edição contou, em média, com a participação de 600 instituições de ensino em todo o país, com participação de 216.484 mil professores, quase 2.764 milhões alunos e mais de 158 mil técnicos.
Concurso de Vídeos
Para registrar de maneira criativa as ações promovidas pelas instituições na Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, a ABMES criou o Concurso Sílvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social. As inscrições para a 10ª edição do concurso estão abertas. As IES podem cadastrar os vídeos no site sisdia.abmes.org.br. As instituições participantes concorrem a até R$ 10 mil dividido em quatro categorias: documentário, cobertura jornalística, vídeo institucional e videoclipe.