Detalhe

Primeira edição da Anasem tem provas nesta quarta-feira

08/11/2016 | Por: Inep | 2980

Mais de 23 mil estudantes fazem provas da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) nesta quarta-feira, 9, às 13h (horário de Brasília). Nesta primeira edição, serão avaliados apenas os alunos do segundo ano do curso, ingressantes em 2015, dos 271 cursos distribuídos em 165 municípios e oferecidos por 233 Instituições de Ensino Superior (IES). Nos próximos anos a avaliação começa a ser aplicada também aos alunos do 4º e 6º anos de Medicina.

A prova, com 60 questões objetivas e três discursivas, tem quatro horas de duração e é aplicada na própria IES onde os estudantes fazem o curso. O objetivo é avaliar os estudantes por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, de 2014. A avaliação é focada nas estruturas e processos mentais, e não nos conteúdos.

A Anasem tem caráter obrigatório para o estudante, que terá sua "regularidade" na avaliação atestada no diploma. Os participantes receberão o resultado de seu desempenho e do desempenho total dos estudantes de sua série, para realizarem sua auto-avaliação com base na comparação de resultados.

Já o coordenador de curso receberá o resultado global dos estudantes de sua instituição, discriminados por série, por competência e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes, elencados na matriz de competências da 2ª, e posteriormente das 4ª e 6ª séries, e também, a média de desempenho de sua região e a média nacional.

O estudante será situado em um dos três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, calcula as proficiências com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada em suas demais avaliações.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Avaliação de estudantes de medicina já tem resultados

A Anasem conseguiu mobilizar todas as escolas brasileiras de educação médica e seus resultados abarcam a avaliação de 91% dessas instituições

Anasem será realizada em 9 de novembro

Cerca de 27 mil estudantes do curso de medicina estão inscritos na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina

Medicina: Exame de avaliação tem as inscrições estendidas até dia 23

A inscrição deve ser feita na página da Anasem na internet. O exame tem caráter obrigatório para o estudante, cuja regularidade será atestada no diploma