Detalhe

Celebrando consquitas

01/01/2017 | Por: Linha Direta | 2138
Augusto Coelho/ABMES O presidente do Conselho de Administração da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues; o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz; e Gastão Vieira, presidente do FNDE

Brasília/DF foi palco de dois representativos eventos ligados ao Ensino Superior particular: a solenidade de inauguração da sede própria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e o jantar de fim de ano do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, ocorridos no dia 6 de dezembro. Na ocasião, grandes nomes do setor educacional discursaram sobre a qualidade da educação, formação de alunos, inclusão social, aprendizagem flexível e sustentabilidade de instituições de ensino. 

Na inauguração da nova sede da ABMES, ainda durante a manhã, o destaque foi para as falas da secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, e do titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Maurício Romão, que discorreram sobre a importância da Educação Superior privada com relação às metas de educação que o País precisa cumprir. 

Maria Helena Guimarães e Maurício Romão ainda falaram sobre o crescimento do Ensino a Distância (EaD) no Brasil. A secretária-executiva do MEC afirmou que os avanços na educação devem passar pela interação com as plataformas digitais. E isso não deve ficar restrito somente à Educação Superior, como também deve se expandir para a Educação Básica e a formação continuada nos próximos anos. 

Romão creditou a flexibilidade do aluno em escolher o local e o ritmo em que irá estudar e os meios de aprendizagem mais diversificados no EaD como alguns dos vários fatores que vêm estimulando o crescimento da modalidade no País. Romão ainda destacou o preço mais acessível na oferta da educação a distância como um dos atrativos da modalidade, que se torna, inclusive, uma oportunidade de ingresso no Ensino Superior às classes menos favorecidas.

De acordo com dados apresentados pelos representantes do Ministério da Educação, o EaD deve continuar crescendo em 2017, alcançando 30% das matrículas realizadas no Ensino Superior particular. Daqui a 5 anos, esse número deve subir para 50% das matrículas.

NOVA SEDE

A sede própria da ABMES está localizada no 9º andar do Edifício Vision, no Setor Hoteleiro Norte (SNH). O espaço foi adquirido na gestão de 2013-2016, presidida pelo professor Gabriel Mario Rodrigues. Durante a inauguração, Rodrigues demonstrou a felicidade pela conquista e ressaltou o empenho do novo diretor-presidente em exercício na Associação. “Em 2017, vamos comemorar 35 anos de ABMES. A nova casa é resultado de um trabalho de todas as diretorias ao longo desses anos, sempre juntos, com foco nesse sonho de ter uma sede própria”, disse.

Ainda durante a solenidade foram feitas as entregas das premiações da 9ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES e da 22ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. As entregas foram realizadas pelo atual diretor-presidente da ABMES, Janguiê Diniz, pelo presidente e membro-nato do Conselho de Administração da ABMES, professor Gabriel Mario Rodrigues, e pelo membro-nato do Conselho de Administração da ABMES, professor Édson Franco.

PRIORIDADES PARA 2017

Durante o discurso, Diniz também falou sobre as prioridades do Fórum para 2017. Dentre elas, destacou que a entidade pretende trabalhar pelo aperfeiçoamento e ampliação dos programas ProUni, Fies e Pronatec. 

O secretário-executivo também reafirmou o compromisso de atender às metas do Plano Nacional de Educação, afirmando que o Ensino Superior particular será fundamental para que o País passe dos atuais 17% da população com idade universitária na Educação Superior para a taxa de 33%, estipulada para ser alcançada até 2024, de acordo com o PNE. Segundo Diniz, hoje, o setor particular representa 87,5% das instituições de Ensino Superior e 75% das matrículas.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES - Vídeo Institucional

Em 2017 a ABMES celebra 35 anos representando o ensino superior particular e atuando pelos legítimos interesses das instituições educacionais.

São 35 anos pautados em ações de excelência e no cuidado com cada um dos nossos associados, sempre com foco na inovação. O resultado é um serviço prestado com respeito e credibilidade por uma associação que evolui e contribui para o desenvolvimento da educação do país.

Como fruto desse empenho, a instituição celebra uma grande conquista: a aquisição da sede própria.

Notícias

Prêmio Top Educacional reconhece soluções inovadoras na educação superior

Além de reconhecer boas iniciativas, o Prêmio também tem como objetivo dar visibilidade às soluções inovadoras encontradas pelas instituições de educação superior

Os efeitos das reformas governamentais na Educação Superior

Entenda como as alterações trabalhista, tributária e previdenciária impactarão o setor

Novos horizontes para o ensino superior

CBESP 10 provoca mantenedores e gestores a construir no agora a educação do futuro

Avaliação da Educação Superior

Revista Linha Direta: Análise do MEC mostra limitações em indicadores de qualidade

Novas diretrizes para o curso de direito

Propostas foram apresentadas em encontro organizado pela ABMES

O reconhecimento da informação

Premição valoriza a imprensa no incentivo à temática da educação brasileira na mídia

ABMES lança prêmio de jornalismo com foco na Educação Superior

Iniciativa desenvolvida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior tem como objetivo valorizar o papel da imprensa no fortalecimento da Educação Superior brasileira

Quem são os egressos do Ensino Superior ?

Novo estudo realizado pela ABMES em parceria com a Educa Insights traz análise macro da realidade da Educação Superior Brasileira

ABMES: Atitudes a favor da Educação Superior

Em entrevista à Linha Direta, o presidente da ABMES e secretário- executivo do Fórum, Janguiê Diniz, comentou sobre a nova sede e fez um balanço sobre as atividades da Associação ao longo de 2016

Alívio para para o ensino superior

Em entrevista à Linha Direta, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, comentou sobre a aprovação Projeto de Lei garante que recursos da União cheguem ao Fies