Detalhe

ProUni 2017: abertas as inscrições para vagas remanescentes

29/03/2017 | Por: Veja | 2528
Valéria Gonçalvez/VEJA As inscrições para as vagas remanescentes do ProUni já podem ser feitas pelo site do programa

As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni)  foram abertas na noite da última segunda-feira e podem ser realizadas, gratuitamente, pelo site do programa. Estão disponíveis 67.252 vagas para bolsas de estudo parciais (cobrem 50% da mensalidade) e 17.730 para bolsas integrais que não foram preenchidas na seleção regular. Quem ainda não está matriculado na instituição de ensino em que deseja pode se candidatar até 5 de abril. Para quem já é aluno, o prazo é 5 de maio. Antes de iniciar a inscrição, o candidato deve se cadastrar no sistema de bolsas restantes.

O ProUni, programa do Ministério da Educação (MEC) que teve início em 2004, concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em cursos de graduação em instituições privadas de todo o país, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, foram ofertadas 214.110 bolsas.

Podem concorrer às vagas restantes estudantes que tenham prestado o Enem a partir de 2010 e alcançado o mínimo de 450 pontos na prova e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino. Não podem se candidatar aqueles que já foram aprovados no Prouni de 2017.

Para se candidatar ao benefício integral, o estudante deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para o parcial, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Os professores que se candidatarem a bolsas para cursos de licenciatura estão isentos da comprovação de renda. O candidato também deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou na rede particular como bolsista integral, ou ser pessoa com deficiência.


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL SESU/MEC Nº 17, DE 08 DE MARÇO DE 2017

Tendo em vista o disposto na Portaria Normativa MEC n.º 6, de 26 de fevereiro de 2014, torna público o cronograma e demais procedimentos relativos à oferta de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos - Prouni referente ao primeiro semestre de 2017.


EDITAL SESU/MEC Nº 6, DE 23 DE JANEIRO DE 2017

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos - ProUni referente ao primeiro semestre de 2017.


Notícias

ProUni 2017/1: Acabam as inscrições das bolsas remanescentes para matriculados

É preciso ter feito uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2010, para concorrer

Fim de inscrições em bolsas remanescentes do ProUni 2017/1 para não matriculados

Podem participar candidatos que realizaram o Enem a partir de 2010 e Professores da rede pública

ProUni: 40% das vagas do programa ainda não foram preenchidas

Programa concede bolsas em universidades particulares para estudantes de baixa renda. Ministério da Educação abriu nova seleção

ProUni 2017: bolsas remanescentes têm inscrições abertas a partir desta segunda

Quem ainda não está matriculado tem até 5 de abril para se inscrever no Programa Universidade Para Todos

Bolsas remanescentes do ProUni têm cronograma de inscrições

As inscrições deverão ser feitas nas seguintes datas: de 27 de março a 5 de abril, para quem não estiver matriculado na instituição; até 5 de maio para os já matriculados