Detalhe

Prazo para renovação de contratos do Fies termina nesta quarta

31/05/2017 | Por: Universia | 1736
Universia Brasil

O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento estudantil (Fies) termina nesta quarta-feira (31). Os contratos equivalem ao primeiro semestre de 2017. O prazo original era 30 de abril. Nesta data também poderá ser feita a transferência integral de curso ou instituição de ensino, além da solicitação de aumento no prazo de utilização.

Mudanças no Fies

O Ministério da Educação (MEC) informou que um novo Fies será lançado ainda este mês. As mudanças no Fies estão sendo elaboradas juntamente ao Ministério da Fazenda, do Planejamento e a Casa Civil. Entre os pontos analisados estão, por exemplo, a criação de um financiamento híbrido, no qual seriam utilizados recursos públicos de também de bancos provados, com o governo subsidiando uma parte da taxa de juros daqueles interessados em participar. Outra proposta, porém, é que o programa tenha regras diferentes de acordo com o curso e a renda do aluno que o solicita.

Com inadimplência de até 46% e um rombo de R$ 32 bilhões até 2016, não foram anunciadas quais medidas serão tomadas pelo MEC para reformular o programa. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, o programa continuará atendendo aos jovens, mas precisará encontrar meios de se sustentar. “Vamos reestruturar o programa garantindo o atendimento aos mais jovens, mas garantindo sustentabilidade do financiamento estudantil. Não dá para levar um programa que produz um rombo dessa magnitude”, afirmou. 


Conteúdo Relacionado

Notícias

Cerca de 23% das vagas do Fies não foram preenchidas este ano

Agência Brasil: O Fies preencheu 115.445 vagas de um total de 150 mil ofertadas no primeiro semestre deste ano, de acordo com o FNDE, o que equivale a 76,68% vagas

Mais de 23% das vagas oferecidas pelo Fies não foram aproveitadas

O Globo: Para o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, a míngua dos números está relacionada a critérios cada vez mais rígidos para obtenção do financiamento