Detalhe

Mais de 34 mil vagas do Fies 2017/1 não foram preenchidas

02/06/2017 | Por: Brasil Escola | 1984

Mais de 34 mil vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2017 não foram preenchidas, o que representa 23% das 150 mil oportunidades oferecidas para o primeiro semestre deste ano. 

Em 2016, o Ministério da Educação também registrou quantidade significativa de vagas ociosas. O Fies 2016/1 ofereceu 250 mil oportunidades e a ociosidade foi de 41%. Neste ano, O MEC diminuiu a oferta em 100 mil vagas para o financiamento pelo Fies. 

Motivos

Para o Ministério, os motivos para o não preenchimento de 34.555 vagas das 150 mil oferecidas dependem de diferentes motivos, entre os quais estão:

=> A realização da inscrição, validação e finalização do cadastro no Sisfies;
=> Desistência do candidato por motivos como o valor financiado e aprovação em outro processo seletivo;
=> O preenchimento e comprovação dos requisitos, validados pela CPSA, necessários para formalização dos contratos;
=> A falta de comprovação de documentação e/ou da declaração de renda de até 3 salários mínimos;
=> Rejeição do financiamento por parte do banco.

O Ministério da Educação afirma que a distribuição das vagas do Fies 2017/1 seguiu a prioridade estabelecida para cursos de Engenharia, da área da Saúde e formação de professores. Segundo o MEC, não é possível dividir a ociosidade por graduação, neste momento, mas que isso não significa que os cursos prioritários sejam menos procurados que os outros. 

A opinião da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é contrária à do MEC, conforme discutido no Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Para a entidade, um dos maiores motivos para a não ocupação de 23% das vagas é a prioridade que se dá para cursos que não possuem grande procura, como as licenciaturas, e áreas com maior evasão dos estudantes, tendo como exemplo as Engenharias. 

Entre os cursos mais procurados pelos estudantes no Fies, temos como exemplo: Direito, Administração, Engenharia civil, Enfermagem e Psicologia.

A ABMES acredita que as exigências do MEC, além da maior oferta para cursos prioritários, atrapalha o estudante a conseguir o financiamento. A Associação afirma que a média exigida de 450 pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não costuma ser atingida por quem tem a renda que o MEC exige, já que são dois fatores cumulativos necessários para a participar do Fies. 

O Fies

O Fies 2017/1 teve a diminuição de 100 mil vagas em relação ao mesmo período de 2016. Além disso, o MEC reduziu para R$ 30 mil semestrais o teto do financiamento (valor máximo a ser financiado). Com essa restrição orçamentária, muitos cursos de Medicina, graduação procurada pelos participantes devido o alto custo, não puderam ser atendidos integralmente. 

Para o segundo semestre de 2017, o Fies sofrerá mudanças em sua composição e orçamento. O Ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve no Congresso Nacional e afirmou que pretende deixar o programa "mais sustentável", com ampliação no atendimento para os estudantes com menor renda. A Assessoria do MEC informou que as mudanças ainda serão divulgadas. 


Conteúdo Relacionado

Notícias

MEC estuda criar 'Fies Plus', com bancos privados financiando universitários

O governo seguiria financiando estudantes de baixa renda, por meio do Fies já existente. A ideia é ampliar o número de vagas

Mudança no Fies pode limitar acesso, diz setor

Valor Econômico: Para Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, um dos pontos mais complicados vai ser mensurar o valor total do financiamento no ato da contratação do Fies

Novo Fies prevê dívida fixa e fim do prazo de carência para pagamento

Folha de S.Paulo: Pesquisa encomendada pela ABMES com jovens do ensino médio indica que 62% dos estudantes atrasariam a entrada na faculdade por não terem condições de pagar

Cerca de 23% das vagas do Fies não foram preenchidas este ano

Agência Brasil: O Fies preencheu 115.445 vagas de um total de 150 mil ofertadas no primeiro semestre deste ano, de acordo com o FNDE, o que equivale a 76,68% vagas

10º CBESP: Carta de Gramado - Uma agenda para o futuro

Carta com as propostas trazidas pelo 10º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, promovido pelo Fórum e realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2017, em Gramado/RS