Detalhe

Conheça a programação do Seminário 10 Anos de Metodologia de Coleta de Dados Individualizada dos Censos Educacionais

14/06/2017 | Por: Inep | 1900
Reprodução

Na próxima semana, nos dias 20 e 21, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza o “Seminário 10 Anos da Metodologia de Coleta de Dados Individualizados dos Censos Educacionais”, como parte das comemorações de seus 80 anos de fundação. A programação envolve debates sobre os ganhos informacionais com a mudança da metodologia de coleta de dados, a potencialidade de uso das bases de dados estatísticas e os desafios futuros. O Seminário será realizado das 8h30 às 18h, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília (DF). As inscrições estão encerradas.

Na terça-feira, 20, a mesa de abertura será sobre “A efetivação do pacto federativo brasileiro na realização dos Censos Educacionais” e contará com a participação de Maria Helena Guimarães de Castro, secretária executiva do Ministério da Educação; Maria Inês Fini, presidente do Inep; Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas Educacionais do instituto; Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Nilce Rosa da Costa, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Ainda no dia 20 serão feitas as conferências “Censos Educacionais: histórico e metodologia”, “Estatísticas Oficiais de Educação: O papel do Censo da Educação Básica e do Censo da Educação Superior”, e, fechando a programação do dia, “Indicadores de Fluxo Escolar da Educação Básica”.

Na quarta-feira, 21, a programação será aberta com a conferência “Indicadores de Trajetória do Discente da Educação Superior”. Posteriormente serão realizadas quatro sessões apresentando o potencial de uso da informação individual para pesquisas acadêmicas. A programação será encerrada com a mesa “Indicadores de trajetória discente: desafios e perspectivas”, com participação dos debatedores José Francisco Soares, Naércio Aquino Menezes Filho, Renato Hyuda de Luna Pedroza e Ruben Klein. Clique aqui para mais detalhes sobre o seminário. 


Conteúdo Relacionado