Detalhe

MP do Fies tem alta chance de aprovação

31/10/2017 | Por: Valor Econômico | 2791

Numa ressaca após a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, a pauta da Câmara e do Senado está esvaziada. São seis projetos com alta ou muito alta probabilidade de aprovação nos próximos 180 dias, mostra levantamento do grupo Estudos Legislativos e Análise Política do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap/Ello) para o Valor Política.

Destas, a única com mais chance de ser discutida esta semana é a medida provisória (MP) que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A proposta permite o uso de recursos dos fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar os financiamentos.

O texto tem alta probabilidade de aprovação, mas perde a validade no dia 15 - semana de feriado e em que não ocorrerão votações. A Câmara tentará votar o projeto esta semana e encaminhar para o Senado, mas o próprio presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), viajou para o exterior acompanhado dos líderes dos maiores partidos, o que tende a esvaziar as sessões.

Além disso, consta com muito alta probabilidade de aprovação a MP 795/2017, que promove medidas de estímulo à exploração e produção de petróleo no Brasil. Uma delas causou polêmica com a oposição e com os estaleiros e isenta a importação de navios petroleiros para o país. O projeto precisa ser votado até dezembro.

Os outros três itens com alta chance de aprovação nos próximos seis meses são projetos de lei: a suspensão dos tributos dentro do regime especial alcançará a importação de bens com permanência definitiva no país e que sejam destinados às atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos.

Há sessão do Congresso prevista para hoje para votar vetos presidenciais e um projeto de lei de crédito orçamentário, que abre R$ 164 milhões para o Ministério da Integração Nacional - e tem alta chance de aprovação. Na última semana, contudo, já não houve quórum para fazer a votação. O Senado também terá uma semana esvaziada e não conta com nenhum projeto com chance de votação acima da média.

O levantamento do Cebrap/Ello engloba 55 projetos com impacto econômico que estão na pauta do plenário ou em fase terminativa nas comissões. A probabilidade de sanção, baseada num modelo estatístico que considera o histórico de votações desde 1988, é referente aos próximos 180 dias.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Comissão especial da MP da reforma do Fies aprova relatório em votação simbólica

A Comissão Mista da Medida Provisória 785 – da reforma do Fies – aprovou o relatório do deputado Alex Canziani (PTB-PR) sobre as mudanças propostas pelo governo no programa de financiamento estudantil. Todos os destaques apresentados na comissão foram rejeitados.

Legislação

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 785, DE 06 DE JULHO DE 2017

Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Medida Provisória nº 2.156-5, de 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2.157-5, de 24 de agosto de 2001, a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e dá outras providências. 


Notícias

Reforma do Fies é aprovada pelo Senado Federal

O novo Fies será dividido em três modalidades e terá o risco de inadimplência dividido com universidades e bancos

Câmara aprova Fies após acordo com oposição

O texto aprovado tem que passar pelo Senado até o dia 17 ou perderá a validade

Uso de FGTS para pagar Fies pode liberar R$ 70 bilhões

MP com novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil deve ser votada esta semana; várias áreas do governo cobiçam recursos do FGTS

Deputados terão uma semana de folga em novembro

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, decidiu não realizar votações no plenário entre os dias 13 e 17 do próximo mês por conta do feriado

Câmara não votará MPs até analisar PEC que altera regras de tramitação, diz Maia

O relatório do deputado Alex Canziani (PTB-PR) já havia sido aprovado em comissão mista em 10 de outubro