Detalhe

Capes regulamenta Mestrado e Doutorado interinstitucionais e lança novo edital

11/12/2017 | Por: Capes | 11517

Os projetos de Mestrado (Minter) e Doutorado Interinstitucionais (Dinter) e de Turma Fora de Sede foram regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio da Portaria n° 237, de 7 de dezembro de 2017. O documento foi publicado nesta segunda-feira, 11, no Diário oficial da União (DOU).

A Portaria traz a definição de Minter e Dinter, das Turmas Fora de Sede. De acordo com a Portaria, Minter e Dinter são turmas de mestrado e doutorado acadêmicos, conduzidos por uma instituição promotora com Programa de Pós-graduação (PPG) avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora. Já as Turmas Fora de Sede são turmas de mestrado e de doutorado profissionais conduzidas por uma instituição promotora com PPG stricto sensu obrigatoriamente nacional e avaliado pela Capes fora das dependências dessa instituição.

O documento ainda determina os objetivos de cada projeto, estabelece deveres para os programas e oferece outras informações. Com essa legislação, fica revogada a Portaria n° 45, de 11 de março de 2016 e os dispositivos em contrário.

Novo Edital
De acordo com o Calendário de Atividades da Diretoria de Avaliação da Capes, em fevereiro de 2018, novos projetos Minter, Dinter e Turmas Fora de Sede poderão ser submetidos, observando-se as exigências do Edital n° 44/2017, também divulgado nesta segunda-feira, 11. Os projetos devem ser enviados à Capes pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação ou equivalente do Programa Promotor, exclusivamente por meio da Plataforma Sucupira.

Acesse o Edital.


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL CAPES Nº 44, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017

Projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais (MINTER e DINTER) e Turma Fora da Sede.


PORTARIA CAPES Nº 237, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017

Regulamenta os Projetos de Mestrado Interinstitucional (Minter), de Doutorado Interinstitucional (Dinter) e de Turma Fora da Sede.


REPUBLICADA PORTARIA CAPES Nº 223, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017

Estabelece o calendário de atividades da Diretoria de Avaliação para o ano de 2018.


PORTARIA CAPES Nº 45, DE 11 DE MARÇO DE 2016

Regulamentar a sistemática de apresentação de projetos, avaliação de mérito e início de atividades de turmas de Mestrado Interinstitucional (Minter) e de Doutorado Interinstitucional (Dinter), Nacionais e Internacionais.


Notícias

Cursos interinstitucionais terão regulamento mais ágil

A Capes revogou hoje, 21, a Portaria nº 237/2017 e o Edital nº 44/2017, que normatizam os programas

Diretoria de Avaliação altera prazos para envio de pedidos de reconsideração de APCN e Minter/Dinter

Pedidos devem ser feitos pela plataforma sucupira, que é para gestão da pós-graduação