Com o objetivo de traçar um panorama da educação superior particular brasileira e explicar as recentes mudanças na legislação, o diretor técnico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Ryon Cassio Braga, fará nesta terça-feira (23), em São Paulo/SP, a fala de abertura do evento Brazil Education Day.
Em sua exposição, Braga abordará as modificações recentes feita no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e também o cenário da educação a distância (EAD) no Brasil. “O panorama que vamos apresentar será focado nas questões que mais preocupam o setor e que irão impactar no amanhã. Vamos traçar cenários sobre o futuro do ensino superior e analisar o impacto do financiamento estudantil, do ensino a distância e de novos modelos que podem transformar o cenário da educação” explica Braga.
Segundo ele, a ABMES tem o importante papel de esclarecer dúvidas de todos a respeito das mudanças pelas quais a educação superior está passando. “Além disso, outra função importante da Associação, neste evento, é trabalhar pelo fortalecimento do setor, ou seja, precisamos mostrar o quanto estamos empenhados em nos adaptarmos às mudanças e mantermos um forte ritmo de crescimento”.
O evento, que reunirá representantes nacionais e internacionais de investidores do setor da educação, é realizado pelo banco americano Morgan Stanley. Diversos grupos educacionais estarão presentes no debate.
“É essencial que bancos privados participem ativamente de discussões sobre a educação no país”, afirma Braga. “A educação particular no Brasil só cresceu porque recebeu muito investimento do setor financeiro, isso possibilitou a abertura de muitas unidades. É muito importante que continuem apostando no seu crescimento e na qualidade de trabalho que o segmento vem realizando”.