Detalhe

Financiamento estudantil como chave para expansão do ensino superior

08/06/2018 | Por: Correio Braziliense | 3042
Foto: Alvinho Moraes/CBESP

Durante o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), que começou na quinta-feira (7) e continua até sábado (9) na Ilha de Comandatuba, na Bahia, representantes de grupos educacionais debateram formas alternativas de captar e reter alunos num contexto de baixa oferta de financiamento estudantil por parte do governo. Oferecer bolsas, descontos e crédito estudantil, na avaliação dos palestrantes, é um dos caminhos a se trilhar para aumentar a quantidade de pessoas com nível superior no Brasil.

Atualmente, apenas 17% da população entre 25 e 34 anos cursou graduação no país. Taxa bem inferior à média das 37 nações da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), considerada como padrão de excelência, que está em torno de 43%. "Sem financiamento não tem expansão da educação. Isso é importante para que o aluno tenha acesso ou permaneça no ensino superior”, afirma Sólon Caldas, assessor técnico do Fórum (Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior) e diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). 

"De um lado tem um monte de aluno querendo financiamento; de outro, estão sobrando 70% das vagas nas faculdades particulares", denuncia. Jamil Saud Marques, vice-presidente de Finanças da Kroton Educacional, chama a atenção para a correlação entre penetração do ensino superior e questões monetárias. "A gente não pode ignorar que o acesso financeiro é importante ferramenta para aumentar as taxas de penetração do ensino superior", defende o graduado em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA pelo Insead (Instituto Europeu de Administração de Empresas), na França e em Cingapura. 

Nos países da OCDE com maiores índices de penetração do ensino superior, incluindo Reino Unido (52%), Austrália e Noruega (49%), Estados Unidos (48%), Suécia (47%) e Nova Zelândia (40%), a maioria dos alunos (de 52% a 92%) receberam empréstimos estudantis. No outro extremo, em países com menores níveis de acesso ao ensino superior, como Turquia (30%), Itália (25%) e Brasil (17%), a minoria dos estudantes (de 20% a 32%) têm algum tipo de auxílio financeiro. 
"O acesso financeiro, não tenho dúvidas, é essencial para que qualquer país evolua em termos de acesso à educação", reitera Jamil, que integra a Kroton Educacional desde 2015 e diz ter sido, ele próprio, beneficiário de programas de acesso financeiro. Ao mesmo tempo em que o número de pessoas com diploma de nível superior é considerado baixo nacionalmente, esse tipo de formação ainda é bastante recompensada no mercado de trabalho em termos salariais. O Brasil tem uma das maiores taxas de retorno econômico de se investir no ensino superior: 149%. A média dos países da OCDE é de 58%.

Alternativas
Em um contexto em que o Ministério da Educação (MEC) reduziu o acesso ao Financiamento Estudantil (Fies), além de ter elevado os critérios para ser beneficiário do programa, não se pode esperar que o aumento do acesso financeiro e da penetração do ensino superior parta apenas do governo. As próprias faculdades podem buscar soluções que sejam benéficas para elas e para os estudantes.

Foi no que investiu a Kroton Educacional, grupo presente no Brasil há 50 anos, que começou como curso pré-vestibular e, ao longo das décadas, adquiriu e fundiu marcas como Anhanguera, LFG, Unopar, Unic, Fama e Unime. "Entre o fim de 2014 e o início de 2015, com a redução na quantidade de contratos financiados pelo governo, vimos nisso uma oportunidade de continuar dando acesso a alunos que não  estudariam se não tivessem algum aporte financeiro. Foi então que criamos os produtos de acesso financeiro da companhia", relembra Jamil Marques.

"Criamos, como primeiro produto, um empréstimo temporário para alunos que eram elegíveis pelo Fies, mas que não tinham sido beneficiados pelo financiamento. Ninguém quer turma vazia em suas universidades. Se as turmas já estarão abertas, por que não testar?", indaga o vice-presidente de Finanças do grupo. Até o momento, o teste, em parceria com instituições financeiras, tem apresentado resultados positivos.

"O aluno do parcelamento não se comporta de modo muito distinto do aluno que paga do próprio bolso em termos de permanência", comenta. Pelo programa de acesso financeiro da Kroton, os estudantes podem pagar até 70% do curso em parcelas após a formatura. "O interesse é alinhado, porque é um produto financeiro, mas está alinhado completamente à missão de fazer o aluno realizar o sonho dele. Ao mesmo tempo que a gente viabiliza o ensino, a gente não coloca nosso negócio em risco", comemora Jamil.

Rafael Baddini, sócio-diretor e diretor de Vendas e Marketing do Ideal Invest, responsável pelo crédito universitário PraValer, pondera que é preciso apostar nesse tipo de programa com critérios. "Não adianta deixar todos os custos do curso para o aluno pagar depois de formado porque o estudante vai adquirir uma dívida muita alta e não conseguirá pagar", alerta. Por isso, o PraValer, que atendeu mais de 130 mil alunos em mais de 500 instituições de ensino, só oferece o benefício para quem precisa e de modo que a pessoa consiga quitar o crédito depois.

"A gente conseguiu colocar até 10%, em alguns casos 20%, dos calouros com esse crédito. Fazendo um trabalho a quatro mãos com as instituições, dá para fazer dar certo", diz. A permanência no curso por parte dos alunos com financiamento tem sido maior do que a de universitários sem o benefício e superior também a de universitários que fizeram financiamento próprio em faculdades. 

O PraValer é responsável por 90% dos créditos do P-Fies, o "Fies privado", ou Fies 2 e 3, modalidades em que o empréstimo universitário é concedido por instituições financeiras e não diretamente pelo governo (caso do Fies 1). Segundo ele, o programa nessas modalidades, por ser muito novo, ainda está "saindo do chão”. Tanto é que, segundo Sólon Caldas, da ABMES, apenas 800 dos 210 mil contratos previstos para 2018 no P-Fies foram firmados até o momento.

 


Conteúdo Relacionado

Vídeos

XI CBESP | Confira o encerramento do maior evento da educação superior brasileira

O último dia da 11ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) contou com a participação de representantes do Ministério da Educação e conselheiros do CNE. Confira os melhores momentos!

XI CBESP | Conheça os patrocinadores do evento

Confira quem são os parceiros que apoiaram a 11ª edição do maior congresso da educação superior brasileira, o CBESP 2018. Alguns deles acompanham a iniciativa desde sua primeira edição!

XI CBESP | Destaques do segundo dia do evento na Ilha de Comandatuba/BA

O segundo dia da 11ª edição do maior evento da educação superior do Brasil, o CBESP 2018, foi de muito aprendizado, troca de experiências e networking. Confira os principais destaques neste vídeo!

XI CBESP | Confira como foi o primeiro dia do evento

Na quinta-feira (6/6) teve início o maior congresso da educação superior brasileira. O evento foi aberto pelo diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, e a conferência de abertura contou com a presença de William Douglas, professor e juiz federal brasileiro. Confira como foi.

XI CBESP | Inclusão, inovação e educação darão o tom dos debates do congresso

Confira o tema da 11ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) e a importância dos debates que serão realizados no maior evento da educação superior do país

XI CBESP | Principal congresso de educação superior do Brasil desembarca na Bahia

O Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) já é reconhecido como o maior evento do setor no país, especialmente em razão do conteúdo das palestras apresentadas e da presença de especialistas renomados, além das principais lideranças do setor e de autoridades governamentais e políticas. Na 11ª edição, a programação terá um diferencial com dois temas de grande relevância para as IES. Confira:

Notícias

Principal aposta para alavancar Fies só teve 800 vagas preenchidas em 2018

UOL: Portal repercute matéria do Estadão afirmando que 210 mil das 300 mil vagas serão oferecidas por meio de financiamentos realizados por bancos, enquanto 100 mil terão financiamento direto do governo. Novos contratos podem ser efetuados até 25 de junho

Governo efetivou apenas 24% das vagas do Fies anunciadas por Temer

Valor Econômico: O jornal repercute entrevista do diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, para a Folha de S. Paulo, sobre a baixa adesão ao P-Fies

Os riscos do Fies

O Dia - IG: Grande número de endividados mostra que financiamento estudantil exige cuidado

"Fies privado", P-Fies teria fechado só 800 dos 210 mil contratos de 2018

Correio Braziliense: Já o Fies 1, financiado diretamente pelo governo, preencheu 35 mil das 100 mil vagas de 2018

Fies preenche 35 mil vagas financiadas pela União

Isto É: A modalidade contratada junto a bancos privados, chamada P-Fies, cuja previsão é a oferta de 210 mil vagas neste ano, preencheu, até o momento, apenas 800, de acordo com o diretor da ABMES, Sólon Caldas.

Principal aposta para alavancar Fies só teve 800 vagas preenchidas em 2018

Estadão: 210 mil das 300 mil vagas serão oferecidas por meio de financiamentos realizados por bancos, enquanto 100 mil terão financiamento direto do governo. Novos contratos podem ser efetuados até 25 de junho

Secretário do MEC espera 100 mil vagas do Fies juro zero preenchidas

Valor Econômico: Paulo Barone, secretário da área de educação superior do MEC, afirmou, durante o XI CBESP, que sua expectativa é terminar o ano com as 100 mil vagas de Fies preenchidas com as reformulações anunciadas em junho de 2018

Participação de graduação híbrida deve subir para 21%

Valor Econômico: Reportagem produzida durante o XI CBESP, fala sobre projeções apresentadas no congresso de que daqui a cinco anos, a fatia de alunos matriculados nos chamados cursos híbridos aumentará dos atuais 4% para 21% no mercado particular de educação superior

Mudanças no Fies não terão impacto relevante para o setor, diz associação

Valor Econômico: Matéria aborda as novas regras do Fies 2/2018, anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 6 de junho de 2018, que, segundo o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, não devem trazer impactos relevantes

Fies preenche 35 mil vagas financiadas pela União

Agência Brasil: Em entrevista à Agência Brasil, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, fala sobre a baixa adesão ao P-Fies

Congresso do ensino superior particular tem 450 participantes

Correio Braziliense: Na sessão de abertura, Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES, elogiou a decisão do ministro da Educação, Rossieli Soares, de ampliar de R$ 30 mil para R$ 42 mil o teto semestral do Fies, restabelecendo o valor que valia até o segundo semestre de 2016