O ministro da Educação, Rossieli Soares, deu posse na tarde de hoje (8) ao novo presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, bem como os novos conselheiros das câmaras de Educação Básica e Superior. O CNE é o órgão que tem como missão formular e avaliar a política nacional de educação.
Na Câmara de Educação Superior (CES) foram empossados Marco Antônio Marques Silva, Sergio de Almeida Bruni e Robson Maia Lins, todos com mandato de 4 anos. Outros três conselheiros foram reconduzidos: Yugo Okida, Maurício Eliseu Costa Romão e Joaquim José Soares Neto.
Já na Câmara de Educação Básica (CEB) foram nomeados Mozart Neves Ramos e Maria Helena Guimarães de Castro, ambos com mandado de 4 anos. O conselheiro Ivan Claudio Pereira Siqueira foi reconduzido pelo mesmo período.
Para o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, o Conselho possui papel estratégico na condução da política educacional do país. “Para a ABMES foi grande a satisfação de participar dessa cerimônia. O CNE consiste em um órgão fundamental para o bom andamento da política educacional do país e a parceria estabelecida entre ele e o setor privado de educação superior é uma força que contribui de forma efetiva para o desenvolvimento da educação brasileira”.
Sobre Luiz Roberto Liza Curi
O novo presidente do CNE é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui mestrado em Sociologia da Ciência e Doutorado em Ciências Econômicas pela mesma instituição. Foi secretário de Cultura de Campinas, diretor nacional de Políticas de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Assessor Especial do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC).