Detalhe

Centro Universitário UniFTC recebe Certificado de Empresa Cidadã

17/10/2019 | Por: Acorda Cidade | 4379
Foto: Divulgação/ Acorda Cidade

O pioneirismo, a excelência e a responsabilidade social que caracterizam o trabalho realizado pelo Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana nos últimos 20 anos foram os principais fatores que justificaram a concessão do Certificado de Empresa Cidadã à unidade de ensino pela Câmara Municipal. A entrega aconteceu quinta-feira (9), em clima festivo e com o plenário e a galeria da Casa da Cidadania lotados. A iniciativa foi da vereadora Cíntia Daltro Machado.

“A educação é o caminho para diminuir as desigualdades”, afirmou o professor Cristiano Lôbo, Reitor do Centro Universitário UniFTC, que faz parte da trajetória da Instituição desde a sua fundação. O ambiente acadêmico, conforme destacou, deve ser local de aprendizagem que permite a coexistência dos diferentes. “A pluralidade alimenta a Cultura da Paz, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos”, enfatizou.

Sobre a história da faculdade, que tornou-se Centro Universitário por méritos de seus projetos pedagógico e social, Cristiano Lôbo foi enfático: “São duas décadas promovendo a formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento e, sobretudo, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de uma macrorregião”. Em seu entendimento, o reconhecimento como Empresa Cidadã pela Casa da Cidadania é credenciado pelo balanço social da Instituição.

Em nível de rede, são realizados aproximadamente 300 mil atendimentos gratuitos por ano, nos mais diversos serviços, desempenho que garante anualmente o Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES). “A Rede FTC está de portas abertas para a comunidade”, afirmou Cristiano Lôbo, que falou ainda sobre os equipamentos mantidos pela UniFtc, a exemplo da Clínica Odontológica, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Núcleo de Assistência Integrada à Saúde (NAIS). “Isso nos movimenta”!, concluiu.

No plenário e na galeria da Casa da Cidadania, coordenadores de cursos, professores, alunos e colaboradores da UniFTC se juntaram a vereadores, autoridades municipais e parceiros para celebrar o reconhecimento da Câmara Municipal ao empenho da Instituição de ensino em formar não apenas profissionais para o mercado, mas cidadãos para o mundo”, conforme ressaltou a autora da homenagem, vereadora Cíntia Machado, em sua saudação aos convidados.

A vereadora definiu que a Instituição como um patrimônio do Município e destacou a participação da mesma no processo de crescimento do bairro SIM, onde seu campus está instalado há 17 anos. Ela citou as ações de extensão como os principais referenciais da Uniftc, a exemplo da Semana de Responsabilidade Social, a Feira do Empreendedor e o Projeto Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae. “É a busca do desenvolvimento por meio da educação”, atestou.

A sessão foi conduzida pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Paulo Aquino, representando o prefeito Colbert Martins; os professores Cristiano Lôbo e Marcly Amorim Pizzani, reitor e diretora da UniFTC respectivamente; mais o professor Josué da Silva Mello, presidente da Academia de Educação de Feira de Santana, ex-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana e primeiro diretor da FTC.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Inscrições abertas para a 13ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

O Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES foi instituído em 2007 pela ABMES com o objetivo de registrar as ações promovidas pelas instituições participantes da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Em 2019, acontece a 13ª edição do Concurso. As inscrições estão abertas. Podem participar todas as instituições que aderiram à Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2019

Notícias

Comunicado sobre o XIII Concurso Silvio Tendler de Vídeos

Novas datas serão sinalizadas em breve pela ABMES

13ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos: inscrições prorrogadas!

Instituições de todo o Brasil que participaram da Campanha da Responsabilidade Social em 2019 terão mais duas semanas para enviar os registros e concorrer aos prêmios

Instituições de todo o país aderem à 15ª edição da Campanha da Responsabilidade Social

Região que mais participou foi o Sudeste, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte

Inscrições abertas para a 13ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

Instituições de todo o Brasil que participaram da Campanha da Responsabilidade Social em 2019 podem concorrer em uma das quatro categorias. Inscrições até 17 de janeiro de 2020

IES já podem cadastrar ações na 15ª edição da Campanha da Responsabilidade Social

As iniciativas podem ser realizadas durante todo o ano de 2018, porém, a maior mobilização acontecerá de 23 a 28 de setembro, durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

Coluna

Educação Superior Comentada| A Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio

Gustavo Fagundes fala sobre a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, instituída pela Lei n° 13.819. Entre outros pontos, o especialista explica que a colaboração com a política abre para as IES um campo fértil para a atuação na área da responsabilidade social, sobretudo na definição e implementação de políticas institucionais, educação em direitos humanos, educação ambiental, sem excluir as múltiplas possibilidades de atividades nos campos indissociáveis do ensino, extensão e pesquisa ou iniciação científica

Editora

Revista Responsabilidade Social

A 9ª edição da Revista Responsabilidade Social compila as atividades realizadas durante a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, detalhando a participação das instituições de educação superior (IES) nas edições de 2017 e 2018.