Detalhe

Bolsonaro nomeia o economista Carlos Decotelli para ministro da Educação

25/06/2020 | Por: Correio Braziliense | 2441
Foto: Reprodução/ Correio Braziliense

O presidente Jair Bolsonaro escolheu o professor Carlos Alberto Decotelli como o novo ministro da Educação. O anúncio ocorreu por meio das redes sociais do chefe do Executivo.

“Informo a nomeação do Professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação. Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”, escreveu Bolsonaro.

O nome escolhido não estava na lista das apostas até então elencadas pelo presidente, que passou as últimas semanas sabatinando candidatos.

Decotelli foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) na gestão de Bolsonaro entre dezembro de 2018 e agosto de 2019.

Ele realizou pós-doutorado na Bergische Universitat Wuppertal, na Alemanha; é doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina; mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/EBAPE; MBA em administração pela FGV/EBAPE/EPGE e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Com domínio sobre os temas relacionados a finanças, administração e educação, Decotelli também foi criador do curso Gestão Financeira Corporativa no New York Institute of Finance e coordenador de Finanças Corporativas Internacionais na FGV.

Foi professor de Pós-Graduação em Finanças na Fundação Dom Cabral e na FGV; professor e membro da equipe de criação do curso de Pós-Graduação em Finanças na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC RS, juntamente com o juiz Sergio Moro e o professor Edgar Abreu. Como Oficial da Reserva da Marinha, o novo presidente do FNDE também atou como professor e coordenador do Jogo de OMPS na EGN- Escola de Guerra Naval, no Centro de Jogos de Guerra, na equipe do Almirante Almir Garnier.

Decotelli assume o ministério da Educação após Abraham Weintraub ter sido demitido do cargo no último dia 18. Weintraub, deixou o governo após forte atrito do Executivo com o Judiciário, que se intensificou pelos insultos do ex-ministro aos integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF).


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Bom dia Brasil | Nomeação de Carlos Alberto Decotelli pra Educação é elogiada por educadores

Novo ministro assume com o desafio de recuperar o tempo perdido da gestão turbulenta de Abraham Weintraub. Decotelli é oficial da reserva da Marinha, tem currículo respeitado e bom trânsito no setor.

Jornal Nacional | Carlos Alberto Decotelli substitui Weintraub e é o novo ministro da Educação

Matéria do Jornal Nacional de 25 de junho de 2020 anuncia que o professor Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da Educação, no lugar de Abraham Weintraub. Na reportagem, a ABMES disse que espera “que o novo ministro tenha um olhar diferenciado para as políticas de inclusão que precisam ser implantadas e/ou aperfeiçoadas, de modo a permitir a democratização do acesso e a inclusão dos menos favorecidos economicamente na educação superior”.

Notícias

Nomeação de Carlos Alberto Decotelli para a Educação é elogiada por educadores

Bom dia Brasil: Novo ministro assume com o desafio de recuperar o tempo perdido da gestão turbulenta de Abraham Weintraub

Entidades se manifestam sobre nomeação de Carlos Decotelli

Correio Braziliense: Novo ministro da Educação foi anunciado na tarde desta quinta-feira (25); Decotelli foi presidente do FNDE entre dezembro de 2018 e agosto de 2019

Veja repercussão do anúncio de Carlos Decotelli como novo ministro da Educação

G1: Ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sucederá no cargo Abraham Weintraub, que, após 14 meses, anunciou demissão na semana passada

Entidades ligadas à área avaliam como positiva a escolha do novo ministro da Educação

O Globo: Entidades se posicionam perante escolha de Carlos Alberto Decotelli

Professor Carlos Alberto Decotelli substitui Weintraub e é o novo ministro da Educação

Jornal Nacional: A ABMES espera que o novo ministro tenha um olhar diferenciado para as políticas de inclusão que precisam ser implantadas e/ou aperfeiçoadas

ABMES dá boas-vindas ao novo ministro da Educação

Decotelli é reconhecido por seu perfil acadêmico sólido, competência, fácil diálogo e tem ampla experiência