A ABMES abriu, nesta terça (04/08), a agenda de celebração do 38º aniversário de fundação com um bate-papo virtual sobre criatividade e educação no cenário atual com Murilo Gun, professor de criatividade, um dos pioneiros da internet no Brasil e fundador da Keep Learning School. A conversa, realizada no canal da ABMES no YouTube, foi coordenada pelo atual diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, e contou com a presença dos ex-presidentes da Associação Édson Franco (1992/2004), Gabriel Mario Rodrigues (2004/2016) e Janguiê Diniz (2016/2019).
“Nós estamos saindo da sala de aula para tela. Agora a sala de aula praticamente não existe em seu sentido expressivo da palavra, mas existe a tela e ela é o grande dominador da educação”, afirmou Édson Franco, membro nato do Conselho Administrativo da ABMES, depois de fazer um passeio por histórias dos primeiros encontros que deram origem à ABMES, em 1982.
Citando o historiador Yuval Harari – autor de livros como “Sapiens: uma breve história da humanidade” e “As 21 lições para o século 21” –, o presidente do Conselho de Administração da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, resgatou a trajetória que os seres humanos fizeram para se diferenciarem dos demais animais por meio do desenvolvimento das capacidades cognitivas. “O ser humano pode pensar, ter ideias, imaginar, criar e, principalmente em épocas difíceis, inseguras, ele conseguiu ir resolvendo os problemas do dia-a-dia”, e continuou, “quando falamos de criatividade, todo mundo liga ao mundo das artes, mas a criatividade para solução dos problemas é o que o Brasil precisa”.
Criatividade e inovação
Em tom descontraído, resgatando as reflexões dos demais participantes e convidando a todos para uma análise sobre os novos caminhos da educação, Murilo Gun destacou alguns aspectos que, em sua visão, merecem a atenção de educadores e instituições de ensino: o desenvolvimento das emoções, a criação de ambientes seguros para compartilhar aprendizados e experiências, a promoção da conexão entre todos os integrantes da comunidade acadêmica, descentralizando e multiplicando o conhecimento e a sustentabilidade.
Sob o conceito de criatividade como sendo “uma ferramenta para resolver problemas”, Murilo defendeu o uso da tecnologia como suporte para o que chama de monólogos. “Tudo o que são monólogos pode ser deixado assíncrono para ser acessado quando o aluno puder e quiser e o síncrono fica para a interação, o debate, a troca, isso sim é a educação personalizada”, comentou.
Já ex-presidente e atual vice-presidente da ABMES, Janguiê Diniz, falou sobre a ponte que conecta a criatividade e a inovação. “Hoje ser criativo é pré-requisito para tudo na vida, mas não basta ter ideias, tem que colocar em ação, aplicar, gerar inovação. Ela que faz coisas novas”. O comentário foi complementado pelo professor de criatividade “O caminho entre a criatividade e a inovação passa por dois aspectos, o interno, de cada um romper o medo; e o externo, com o empreendedorismo”.
Tecnologia e humanidade
Murilo Gun também sugeriu atividades transacionais, como a meditação, e as práticas sustentáveis de integração com a natureza como maneiras de despertar em professores e alunos as habilidades que são intrinsecamente humanas e, portanto, não podem ser substituídas pela tecnologia. “Não é que a tecnologia está roubando os empregos humanos, ela está devolvendo a nossa humanidade”, concluiu.
Como integrante da área de Inteligência Artificial (AI), o atual presidente, Celso Niskier, compartilhou suas impressões, concordando com a apresentação do palestrante. “A Inteligência Artificial não veio para substituir o professor, veio para libertar o professor para que ele possa ser um designer de ambientes ricos e motivadores e não um mero reprodutor de conhecimento”, analisou.
Parceria
O curso “Reaprendizagem Criativa” da Keep Learning School, ministrado pelo Murilo Gun, está disponível gratuitamente aos associados da ABMES como parte da comemoração de aniversário. As aulas são on-line e ensinam como ter um olhar inovador diante das mudanças pelas quais o mundo está passando, onde a única certeza é a incerteza, a única estabilidade é a instabilidade e as soluções antigas já não resolvem problemas novos. Os interessantes podem acessar esse link e solicitar o cupom de inscrição.
Confira a íntegra do evento no YouTube da ABMES – clique aqui.