Maria Helena Guimarães de Castro foi eleita nesta terça-feira (6/10) a nova presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão que tem como missão formular e avaliar a política nacional de educação. A educadora assume a presidência no lugar de Robson Maia Lins.
A posse será realizada na quarta-feira (7/10), com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Sobre Maria Helena
Socióloga e professora, Maria Helena já integrava o CNE antes de assumir a presidência do órgão. Ela foi uma das relatoras do parecer do Conselho sobre a reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid-19.
Em sua carreira na área educacional, atuou como secretária executiva do Ministério da Educação na gestão do ministro Mendonça Filho e também em 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Antes disso, ela foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) de 1995 e 2001. Nesse período, organizou e implantou o Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema Nacional de Informação Educacional. Maria Helena também foi secretária de Estado de Educação de São Paulo, de 2007 a 2009. No governo paulista também atuou como secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, em 2006, e secretária de Desenvolvimento Social de 2003 a 2005.
CBESP Preview
Na próxima quinta-feira (8/10), Maria Helena participará da abertura do CBESP Preview, evento on-line promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e pela Linha Direta, com o objetivo de fornecer uma mostra do conteúdo que será abordado na próxima edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), em 2021. O encontro é 100% gratuito. Inscrições e mais informações pelo site - clique aqui.