Detalhe

MEC se reúne com reitores para discutir retorno das aulas presenciais

04/12/2020 | Por: Poder 360 | 3652
Secom/UnB Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília. A UNB aderiu às aulas à distância em agosto

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, se reuniu nesta 6ª feira (4.dez.2020) com representantes das universidades públicas e privadas para falar sobre a portaria que determinou o retorno das aulas presenciais nas instituições a partir de 4 de janeiro, observando os cuidados recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde.

O texto (íntegra – 74KB) foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) na última 4ª feira (2.dez.2020) e foi alvo de críticas.

Em nota, o MEC (Ministério da Educação) disse que o encontro “transcorreu de forma positiva, construtiva e cordial”. O órgão também afirmou que “a maioria dos representantes das entidades se mostraram favoráveis a necessidade do retorno das aulas presenciais na maior brevidade possível, obviamente respeitando se os protocolos de segurança”.

Segundo a pasta, a portaria não teve “rejeição” e “todos os pontos mencionados, sugestões e observações, por parte das entidades, foram anotadas pelos representantes do MEC presentes à reunião”.

O MEC afirmou ainda que o ministro Milton Ribeiro se comprometeu em se pronunciar “na maior brevidade possível” sobre a portaria e sobre outros pontos abordados na reunião, incluindo a homologação parcial do parecer 15 do CNE (Conselho Nacional de Educação), que estabelece o ensino remoto até dezembro de 2021. Eis a íntegra do parecer (1.001 KB).

O Poder360 procurou representantes das instituições que estavam presentes na reunião. Eles classificaram o encontro como positivo e disseram que defendem o retorno das aulas presenciais, mas de forma segura.

Edward Madureira, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), afirmou que foi unânime o pedido para homologar o parecer do CNE. Segundo ele, isso irá permitir que as universidades possam se adequar ao retorno das aulas presenciais, de forma segura e quando a curva de casos estiver descendente.

O secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Celso Niskier, disse que as sugestões feitas para aprimoramento da portaria vão permitir que as instituições voltem às aulas presenciais de forma gradual e flexível, respeitando sua autonomia.

De acordo com o Censo da Educação Superior, de 2019, mais de 8,6 milhões de pessoas estão matriculadas em cursos do ensino superior no país.

Eis a íntegra da nota do Ministério da Educação:

A reunião para tratar da Portaria MEC 1030, de 01 de dezembro de 2020, transcorreu de forma positiva, construtiva e com cordial.

O ministro Milton Ribeiro fez a abertura agradecendo a participação das entidades e seus representantes que reservaram tempo em suas agendas para este momento.

Reforçou o compromisso do MEC com o diálogo principalmente em temas tão relevantes para a educação.

O ministro fez um breve relato dos objetivos da portaria que trata do retorno das aulas presenciais, da importância de observar os protocolos de segurança, da preservação dos grupos de risco e de particularidades locais ou regionais, destacou ainda que diversos outros países estão retomando o ensino presencial e o Brasil não pode ficar para trás.

Todas as entidades e seus representantes tiveram a oportunidade de falar, de expor as suas posições, perspectivas e apreensões, além de sugestões gerais e pontuais sobre o retorno as aulas e sobre a portaria.

A maioria dos representantes das entidades se mostraram favoráveis a necessidade do retorno das aulas presenciais na maior brevidade possível, obviamente respeitando se os protocolos de segurança, a autonomia já prevista às instituições de ensino superior e as particularidades de caráter local e regional.

Da mesma forma, outro importante aspecto foi o entendimento de que o ensino remoto não substitui o ensino presencial.

Não houve rejeição a natureza da portaria. Todos os pontos mencionados, sugestões e observações, por parte das entidades, foram anotadas pelos representantes do MEC presentes à reunião.

O próprio ministro comprometeu se, na maior brevidade possível, que o MEC vai se pronunciar sobre a portaria e sobre outros pontos abordados na reunião, incluindo a homologação parcial do parecer CNE/CP 15/2020."


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA MEC Nº 1.030, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2020

Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.


Notícias

MEC autoriza aulas não presenciais até dezembro de 2021

Ministro homologou parecer do Conselho Nacional de Educação

Escolas recebem aval para manter o ensino remoto no ano que vem

Parecer homologado pelo MEC permite atividades a distância em instituições de todas as redes até o fim de 2021. Aula presencial depende das cidades

MEC autoriza ensino remoto enquanto durar pandemia

Depois de recusa inicial, ministro Milton Ribeiro voltou atrás e acabou homologando resolução do conselho que permite que as escolas deem aulas online também em 2021

"Universidades precisam voltar de forma gradual e segura", diz presidente da ABMES

MEC autoriza a volta das atividades presenciais nas faculdades públicas e privadas em todo o país em março de 2021. Presidente da ABMES diz que as universidades precisam voltar de forma "gradual e segura".

Após nova portaria do MEC, Ufes diz que retorno das atividades presenciais será "gradual e seguro"

MEC estabeleceu que as instituições de ensino superior deverão retomar as aulas presenciais a partir de 1º de março de 2021, desde que sigam os protocolos de prevenção da Covid-19.

MEC confirma volta às aulas em março e afirma que federais concordam com a medida

MEC afirma que maioria das universidades quer volta às aulas

Ministro debate com entidades retorno das aulas presenciais

Entidades do ensino superior querem a revogação de portaria do MEC

MEC tenta resolver impasse sobre volta às aulas presenciais nas federais

Em reunião com o ministro da Educação, Milton Rodrigues, representantes de setores da academia lembram que a pandemia do novo coronavírus está longe de ser debelada e solicitam que o ensino a distância continue como opção no próximo ano

Ministro da Educação se reúne com reitores para discutir a volta às aulas nas universidades

Na quarta (2), o MEC publicou uma portaria determinando que as atividades de ensino superior deverão ocorrer a partir de janeiro de forma presencial, observando o protocolo de biossegurança para evitar o contágio pelo coronavírus. Houve forte reação das instituições de ensino superior.

"Temos de pensar no retorno das aulas presenciais", diz ministro Milton Ribeiro

Em inauguração de CMEI, em Goiânia, titular do MEC reforçou necessidade de andar com ensino apenas remoto

Após anúncio alvo de críticas, ministro da Educação não define retorno das aulas presenciais

Portaria publicada nesta quarta determinava a volta às aulas em janeiro, mas enfrentou resistência das universidades

MEC se reúne com reitores para discutir portaria que determina volta às aulas nas universidades

Portaria revoga autorização que equivale aulas remotas às presencias, mas condiciona o retorno aos protocolos de biossegurança; medida foi criticada. Em nota, MEC diz que vai se pronunciar 'em breve' sobre a portaria, que ainda não foi revogada.

Depois de publicar portaria, MEC decide ouvir reitores sobre a volta das aulas presenciais

Universidades disseram que manteriam planejamento com aulas remotas por falta de tempo e dinheiro para retorno