Detalhe

MEC prevê iniciar avaliação para 'Enem seriado' em 2021, e publica portaria com diretrizes

11/01/2021 | Por: G1 | 4240
Foto: Reprodução/ G1

Em meio a novos pedidos de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcado para 17 e 24 de janeiro (versão impressa), o Ministério da Educação (MEC) prevê iniciar em 2021 a avaliação de alunos para uma nova forma de seleção para o ensino superior, o Enem seriado.

A mudança faz parte do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Neste modelo, alunos do ensino médio são avaliados ao fim de cada ano escolar. A nota final do 'Enem seriado' é uma média de desempenho nas três provas dos três anos do ciclo.

O Enem seriado começa em 2021 com os estudantes do primeiro ano. Em 2023, quando estiverem no terceiro ano do ensino médio e concluírem a terceira prova, eles terão acesso à média geral.

Eles poderão optar por concorrer a uma vaga nas universidades por meio desta nota, ou ainda, fazer outra seleção, como o Enem tradicional ou os vestibulares de cada instituição.

"Ao fazer o Enem seriado, de certa forma estamos dando proteção para quem começa o ensino médio na pandemia. Os alunos do primeiro ano, quando chegarem ao terceiro ano em 2023, com Enem seriado vão concorrer a vagas só entre si", afirma.

A portaria com as regras e diretrizes para começar a implementar o Enem seriado foram publicadas nesta segunda-feira (11), no "Diário Oficial da União". Elas fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que pela primeira vez, passará a fazer provas censitárias nas quatro áreas de conhecimento. Até 2020, apenas o 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio faziam as provas do Saeb.

A portaria prevê que o Saeb será reformulado para implementar as mudanças recentes dos conteúdos pedagógicos estabelecidas a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Política Nacional de Alfabetização (PNA), e do novo Ensino Médio, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Como será o Enem seriado?
O Enem seriado ganhou este nome porque será uma prova aplicada "em série", ou seja, em mais de uma etapa. Enquanto o Enem tradicional avalia o conteúdo de todo o ensino médio em dois domingos de prova, o Enem seriado avaliará o conteúdo de cada ano do ensino médio assim que os alunos concluírem aquela etapa.

Assim, alunos que entrarem no primeiro ano do ensino médio em 2021 farão a primeira prova no fim deste ano. Em 2022, farão uma prova com conteúdo do segundo ano do ensino médio, e em 2023, com conteúdo do terceiro ano. A nota geral é uma média de desempenho nas três provas.

A prova terá "progressiva realização de aplicação eletrônica".

Segundo Lopes, em entrevista ao G1, ao contrário do Enem digital, em que alunos farão provas em computadores das escolas, a aplicação do Saeb será com tablet do governo.

"As provas serão feitas pelo meio digital com tablets oferecidos por nós. Os alunos saem de suas salas, vão ao local de prova, fazem a prova e voltam ao local de aula. Então, os alunos vão voltando ao longo da semana para fazer a prova. O Saeb já é assim, normalmente é feito em duas semanas", explica Lopes.

Ainda não está claro como a dinâmica irá se dar durante a pandemia, em que há possibilidade de as escolas estarem fechadas para conter o número de casos ou ainda, de haver aulas híbridas em que parte dos alunos assiste aula na escola e parte acompanha de casa, on-line.

As matrizes sobre o que será cobrado na prova ainda estão sendo desenvolvidas e devem ser divulgadas ao fim de fevereiro e início de março.

Em acordo com o Conselho de Secretários de Educação (Consed), foi definido que em 2021 serão avaliados conceitos de português e matemática, enquanto as redes públicas de ensino trabalham para implementar as regras do novo Ensino Médio. "Os demais itinerários vão ser cobrados no terceiro ano do ensino médio, em 2023", afirma Lopes.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Enem 2020 tem novidades em acessibilidade

Entre as novas medidas está a redação em braile

Declaração de comparecimento ao 2º dia do Enem está disponível

Inscritos que precisam comprovar a participação no exame deverão levar o documento para o local de prova e apresentá-lo ao aplicador

Justiça mantém provas do Enem no próximo domingo (24)

Decisão contrária à Defensoria diz que não há prova de que protocolos sanitários foram descumpridos no 1º dia do exame

Intervalo de um mês entre o Enem e sua reaplicação preocupa candidatos e especialistas

Estudantes que foram 'barrados' por causa da superlotação das salas ou que tiveram sintomas de Covid-19 perto da prova devem pedir uma nova chance que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro

Candidatos com sintomas de COVID-19 podem pedir reaplicação do Enem

Solicitação pode ser feita na Página do Participante

Defensoria diz que Inep não garantiu segurança e pede suspensão do Enem

Segundo órgão, candidatos barrados por salas lotadas são prova de desrespeito a protocolos prometidos

Prouni 2021 divulga candidatos selecionados na primeira chamada nesta terça

Programa seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares

Enem 2020: sob pressão, Inep mantém exame neste mês e preocupa famílias de candidatos

Provas acontecem a partir do próximo domingo em meio a um pico de casos de Covid-19

Diretor responsável pelo Enem morre de COVID-19

O general Carlos Roberto Pinto de Souza era o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo Enem

'Não vamos adiar o Enem', afirma ministro da Educação

Milton Ribeiro atribui apelo para adiamento do exame pela pandemia a 'minoria barulhenta' em entrevista à CNN Brasil

Enem 2020: a menos de 7 dias da prova, ação judicial e entidades questionam se medidas adotadas contra a COVID são suficientes

O Inep, que aplica o exame, disse à Justiça que "reorganizar um calendário a nível de Enem é fragilizar e colocar em risco políticas públicas". Especialistas ouvidos consideram que risco de contaminação nas condições da prova é pequeno ou moderado

Inep defende calendário do Enem e afirma tomar medidas redobradas de prevenção à COVID

Órgão responsável pela prova, marcada para os dias 17 e 25 de janeiro, se manifesta após pedido de adiamento feito pela Defensoria Pública e Ministério Público Federal

Datas do Enem devem ser mantidas

Inep diz que está preparado para prova em ambiente de pandemia

Enem: Publicada a nova cartilha de redação do exame

Documento esclarece dúvidas em relação à metodologia de correção e às competências avaliadas na redação do Enem, e tem versões inéditas para participantes surdos, com deficiência auditiva ou dislexia