Sai nesta quarta (27), sem horário definido, o gabarito oficial da versão impressa do Enem 2020. A lista com as alternativas corretas para as quase 200 questões aplicadas nos dois domingos de prova será divulgada no site do Inep, organizador do exame. Não há um horário definido.
A correção extraoficial da prova já pode ser encontrada no G1.
O Enem é considerado o maior vestibular do país e serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).
As notas finais das provas objetivas e da redação serão divulgadas pelo Inep no dia 29 de março, inclusive para quem participará da reaplicação do Enem (em 23 e 24 de fevereiro). Os participantes poderão consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil) e o desempenho em cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
É importante lembrar que o número de acertos do candidato não indica sua nota final, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante - ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.
No Enem, cinco candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirarem notas bem diferentes. Um exemplo: se o aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente "chutou" as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.
O índice de abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 atingiu, no segundo domingo de provas, 55,3% do total de candidatos esperados para esta edição. Este é o maior índice de toda a história do Enem. Antes, o recorde havia sido registrado em 2009.
Cronograma do Enem
- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
- Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
- Resultados: 29 de março